A Audi seguiu uma trajetória diferente da convencional no Brasil quando o assunto é eletrificação. Enquanto outras marcas de luxo lançaram primeiro modelos híbridos para depois chegarem aos 100% a eletricidade, a marca inverteu a ordem.
Desde 2020, tem lançado no Brasil carros elétricos da linha e-tron, composta por SUVs e até um esportivo. Só agora, em 2022, chegou a vez do primeiro modelo híbrido da Audi no mercado nacional, o Q5, nas versões SUV e Sportback (SUV cupê).
O Q5 vem para concorrer com o BMW X3 e com o mais vendido dessa categoria, o XC60. E já chega com boas notícias. No acumulado deste ano, está quase empatado com o Volvo em vendas. Enquanto o líder somou 1.384 emplacamentos, o Audi tem 1.195.
Os números do Q5, no entanto, não são apenas do recém-lançado modelo híbrido. Eles incluem a versão 100% a combustão vendida até então.
Mas o que o Audi tem para ficar tão próximo ao Volvo? Será que o Q5 é um carro melhor? Aqui, listamos alguns pontos importantes dos dois carros, mostrando qual é melhor em cada aspecto. Assim, fica mais fácil para você chegar a uma conclusão.
A base da comparação é a versão topo de linha do Q5, Performance Black, com sua equivalente na linha Volvo, a Ultimate Dark (chamada até o início do ano de R-Design). Ambas têm apelo visual esportivo.
Preço – XC60
Nessa comparação o Audi perde feio, como é tradição. No mercado premium, a Volvo se destaca por ter preços melhores que os da concorrência. Especialmente quando comparado aos modelos de marcas alemãs.
O Q5 Performance Black é tabelado em R$ 461.990 na versão de carroceria SUV, que está sendo levada em consideração nessa comparação. O XC60, que não tem configuração SUV cupê, tem preço sugerido de R$ 439.950 na opção Ultimate Dark.
Espaço interno – Q5
Os dois carros têm distância entre-eixos semelhantes, com leve vantagem, de 4 cm, para o Volvo. Ambos acomodam bem dois passageiros e tratam com certo descaso o terceiro (do meio), pois têm túneis centrais altos.
Mas o Q5 é um pouco mais camarada com o passageiro do meio. E ainda traz um mimo que o Volvo não tem: controle de temperatura do ar-condicionado exclusiva para quem viaja no banco de trás.
Central multimídia – Q5
A Volvo passou a utilizar o sistema da Google no XC60 desde a linha 2022. E essa tecnologia é menos intuitiva que o sistema Sensus, agora mantido apenas no XC90. É preciso “dar mais voltas” para chegar aos comandos e não há Android Auto (só Apple CarPlay).
Por outro lado, dá para logar a conta Google diretamente no carro, e o Google Maps é o mapa nativo. Porém, sem o Android Auto, não há projeção de Waze na tela. Por isso, o sistema da Audi ficou mais intuitivo e fácil de usar, embora a tela vertical do Volvo permita melhor visualização.
Desempenho – XC60
O conjunto do Volvo é mais potente, oferecendo total de 462 cv, ante os 367 cv do Audi. O torque é de mais de 70 mkgf, ante os cerca de 50 mkgf do modelo da marca alemã. Mesmo com um câmbio automatizado um pouco mais eficiente, o Q5 não consegue acompanhar o XC60.
O Volvo é claramente mais rápido na hora de fazer retomadas e acelerar. E os números divulgados pelas próprias montadoras não negam essa impressão. De 0 a 100 km/h, o XC60 vai em 4,8 segundos e o Q5, em 5,3 segundos.
O modelo da Volvo promete autonomia no modo elétrico de 75 km. O Audi, entre 55 e 65 km. Na prática, nenhum dos dois consegue entregar isso, como ocorre com a maior parte dos carros elétricos e híbridos – a autonomia divulgada é sempre superior à obtida no cotidiano.
Dirigibilidade – Q5
O Volvo é um carro gostoso de dirigir até certo ponto. Confortável demais, acaba deixando a desejar em vias cheias de curvas, nas quais a carroceria inclina bem mais que a do Audi, e a direção não tem respostas tão precisas.
Na prática, o Q5 tem comportamento mais parecido com o de um carro de passeio. É um modelo mais grudadinho no chão, embora sua direção pudesse ficar um pouco mais pesada no modo esportivo de condução.
Acabamento – XC60
Nem Q5 nem XC60 têm acabamento de encher os olhos pelo que custam. São modelos com cabines bonitas, bem acabadas e com certa dose de requinte, mas estão muito distantes, por exemplo, de um Mercedes-Benz GLC, ou um Porsche Macan, nesse quesito.
O Volvo leva pequena vantagem nesse quesito por apresentar um pouco mais de sofisticação que o Audi nos materiais utilizados.
Painel de instrumentos – Q5
Q5 e XC60 têm painéis 100% digitais e configuráveis. Porém, o do Audi oferece mais possibilidades de personalização. No do XC60, dá para alterar pouca coisa.
Além disso, seu uso é menos intuitivo que o do Q5. A aparência, no entanto, é bem bonita.
Equipamentos – Empate
Se o XC60 manda bem com suas câmeras 360, que facilitam as manobras de estacionamento, o Q5 reage com um sistema de iluminação interna personalizável. Ambos são repletos de recursos de assistência à condução.
Têm, inclusive, tecnologias que foram o sistema semiautônomo de condução, capaz de frear, acelerar e fazer movimentos do volante em algumas situações sem interferência do motorista. Ambos são equipados com itens como teto solar, bancos elétricos e carregador de smartphones sem fio.
Porta-malas – Empate
O empate aqui é tanto em capacidade quanto na acomodação prática das bagagens. O porta-malas do XC60 tem 465 litros e o do Q5, 468. Ambos acomodam duas malas de 23 kg (médias) e duas de 15 kg (pequenas), restando algum espaço para mochilas de portes variados.
A verdade é que os dois carros deixam a desejar na capacidade do porta-malas, quando se considera o porte que têm. Há SUVs compactos nacionais que levam mais bagagem.
Design – Empate
Q5 e XC60 são carros bonitos. O Audi se destaca pela imponente grade frontal. O XC60, pelas bonitas lanternas traseiras verticais. Ambos passaram por atualizações recentes, são contemporâneos e chamam a atenção.
Por isso, decretei empate nesse quesito. Como o visual de ambos é muito agradável, decidir qual é mais bonito fica a seu critério.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.