Avaliação do Kia Stonic: Conheça todos os detalhes

O Kia Stonic é um carro crossover compacto, produzido pela fabricante sul-coreana de automóveis, Kia Motors. Lançado em 2017, o Stonic tem se mostrado uma opção popular no segmento. No entanto, as opções disponíveis no Brasil são bem diferentes da avaliada pelo Turboway. O modelo analisado possuía motor 1.0 turbo de 6 marchas manuais, movido apenas a gasolina.

Ao entrar no carro, a primeira impressão é que se está dentro de um hatch em vez de um SUV, devido ao seu tamanho em relação ao solo. A posição ao volante deixa a impressão de estarmos mais baixo do que em outros SUVs de entrada, embora seja confortável, com todos os comandos do carro à mão.

O motor é, talvez, o grande ponto positivo do Stonic. A Kia conseguiu desenvolver um motor 1.0 turbo com muita resposta. Mesmo sendo um motor turbinado, o carro não é barulhento e tem uma aceleração rápida, chegando rapidamente aos 100 km/h e desenvolvendo velocidade acima dos 180km/h, sem grandes esforços.

Outro destaque é o câmbio manual de 6 marchas que se encaixa perfeitamente, sem aquela sensação de buraco, comum em alguns modelos. Embora a Kia pudesse oferecer a opção automática com dual clutch, como na versão brasileira, o câmbio manual em nenhum momento chegou a atrapalhar a experiência.

O Kia Stonic também se destaca quanto ao consumo. No site da montadora, a informação declarada é que ele faz 17,2 km/litro – um número altíssimo e que se confirmou durante o uso rodoviário do carro.

Sobre as tecnologias presentes, a versão avaliada contava com central multimídia de 10 polegadas, velocidade de cruzeiro, mas sem velocidade adaptativa, além de outros itens não muito gritantes para um carro que não é de entrada.

Entretanto, a câmera de ré poderia ser de melhor qualidade, visto que à noite perde nitidez. Além disso, um item que se tornou bastante comum em carros novos e que o Stonic não possui é o apoio de braço central, que faz bastante falta em viagens longas.

Outro ponto negativo do Stonic é a altura do carro. Apesar de ser um crossover, ele se assemelha muito a um hatch convencional, mesmo com rodas aro 17. Além disso, o porta-malas é pequeno, com apenas 332 litros. A versão brasileira do carro é ainda menor.

Em suma, o Kia Stonic 1.0 T-GDi ISG DRIVE é uma boa opção para quem busca um carro com bom desempenho, baixo consumo de combustível e boa dirigibilidade em estradas. Embora possua algumas limitações, especialmente nos quesitos tecnológicos e de espaço interno, é um carro interessante para quem deseja um SUV compacto para uso urbano.

Fonte: Avaliação: Testamos um Kia Stonic nas estradas de Portugal

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here