As primeiras tentativas de incutir nos veículos elétricos a capacidade de devolver a eletricidade acumulada pela bateria de tração aos consumidores externos foram feitas por fabricantes japoneses, uma vez que essa fonte de energia é muito conveniente em desastres naturais. A próxima estreia em novembro do crossover Volvo EX90 também receberá uma oportunidade semelhante, embora as principais características da novidade ainda não tenham sido divulgadas. Este é um banco de potência sobre rodas que pode alimentar uma casa inteira.
Parece que a Volvo está usando sabiamente o tempo que resta antes da estreia oficial do EX90, emitindo informações sobre sua funcionalidade em pequenas porções. No mês passado, soubemos que o carro receberá um conjunto avançado de sensores como parte do sistema ativo de assistência ao motorista e poderá não apenas assumir automaticamente o controle de um motorista cansado ou inadequado, mas também cobrir automaticamente distâncias significativas ao viajar em estradas rurais. É verdade que esta função estará disponível apenas por uma sobretaxa e nas regiões onde as autoridades permitirão a operação de veículos guiados automaticamente.
Falando diretamente sobre a capacidade do Volvo EX90 de fornecer eletricidade a consumidores externos, a marca sueca de propriedade de investidores chineses explica que os clientes em certos países poderão alimentar uma casa particular inteira usando a bateria de tração do crossover, sem falar nas ferramentas elétricas e outros equipamentos . Não são especificadas características específicas que determinam a capacidade da bateria de tração e a potência máxima dos consumidores externos conectados.
Observe que os fabricantes de picapes elétricas nos Estados Unidos prestam atenção especial à capacidade de conectar consumidores externos, pois esses veículos costumam ser usados para trabalhos de construção. O modelo Ford F-150 Lightning com bateria de maior capacidade, por exemplo, pode abastecer consumidores externos com 30 kWh de eletricidade por três dias. Com um consumo de energia razoável, a existência autónoma de um agregado familiar pode ser prorrogada por 10 dias, segundo o fabricante. A potência máxima dos consumidores externos chega a 9,2 kW, mas o próximo concorrente diante da picape Chevrolet Silverado EV está pronto para elevar essa fasquia para 10,2 kW e fornecer ao cliente até dez tomadas domésticas para conectar os consumidores externos. O que a Volvo oferecerá nesse sentido ficará claro nos primeiros dez dias de novembro.