Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia estão desenvolvendo uma nova bateria para carro elétrico que é capaz de receber uma carga completa em apenas 10 minutos e fornece uma autonomia de até 200 km.

O componente já estava sendo desenvolvido pela Penn State e pela EC Power já a algum tempo, e agora ela está prestes a se tornar comercial.

De acordo com o professor Chao-Yang Wang “nossa tecnologia de carregamento rápido funciona para a maioria das baterias com densidade energética, e assim abre uma nova possibilidade para reduzir as baterias de carros elétricos de 150 para 50 kWh sem causar ansiedade nos motoristas.”

VEJA TAMBÉM:

Uma velocidade de carregamento rápida como essa só seria possível com um componente capaz de absorver 400 quilowatts de energia rapidamente. As baterias que são utilizadas nos carros elétricos atualmente não conseguem receber uma carga como essa sem perder parte da sua vida útil, devido ao revestimento de lítio.

O diferencial dessa nova bateria está em sua modulação térmica interna, que controla a temperatura da fonte de energia mantendo-a na temperatura ideal. Ou seja, ela se mantém aquecida, mas nada que possa comprometer a sua vida útil.

Esse controle da temperatura acontece por causa da estrutura da bateria. Ela possui uma lâmina ultrafina que representa 1/4 do componente e, junto a ele está o ânodo, eletrólito e o cátodo.

A lâmina é responsável por pela regulação e reatividade do componente, permitindo o carregamento rápido em apenas 10 minutos.

O próximo passo é tornar essa tecnologia comercial, e a EC Power está trabalhando para que o dispositivo seja equipado em carros elétricos. Caso isso se concretize, o problema de carregamento – talvez um dos que mais desencoraja as pessoas a comprarem um elétrico – estaria parcialmente resolvido.

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here