Quem reparou na parte dianteira do novo BMW Concept i4 viu que o novo logotipo da empresa é diferente dos demais carros. Bidimensional e transparente, essa nova identidade visual pretende mostrar a nova fase de motores elétricos que a empresa vem desenvolvendo.
Desde sua criação em 1916, na Alemanha, a BMW manteve seu emblema redondo, dividido em quatro partes em branco e azul, com o nome da empresa formando um arco na parte superior do círculo. Nos anos 2000, a empresa optou por um modelo tridimensional, que perpetuou até agora.
Segundo João Veloso Jr., head de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil, o novo logotipo é baseado em quatro pilares da empresa: eletrificação, conectividade, compartilhamento e autonomia. “É uma expressão mais emocional. Esse conceito antecipou diversas tendências de como serão algumas das novas tecnologias e design em um futuro próximo”, comenta.
Além disso, segundo a empresa, a nova fase institucional da montadora tem o cliente como foco. “A marca BMW está cada vez mais evoluindo para uma marca de relacionamento.
Estas alterações permitem que a comunicação seja mais contemporânea e melhor trabalhada em comunicações digitais, atingindo uma audiência mais jovem (gerações Y e Z)”, diz Veloso.
Segundo a comunicação da empresa, ainda não existe um modelo específico para estrear o novo emblema da BMW. Mas João garante que será uma adoção gradativa e que o conceito entrará em produção no próximo ano.
Volkswagen também atualizou
Não é a primeira vez que uma montadora com tradição no mercado altera seu logotipo para se adequar a uma nova fase da marca. A Volkswagen anunciou que o novo Nivus ostentará o novo emblema no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2020.
Segundo a empresa, essa mudança também vem para iniciar uma nova fase mais sustentável, focada em modelos elétricos e mais tecnológicos.
“É uma mudança total. Não adianta mudar o carro e não mudar a imagem da marca. Da mesma maneira que não adianta só mudar o logo”, afirma Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen AG, à Autoesporte.
O novo logotipo da Volkswagen, anteriormente também tridimensional e com efeito cromado, foi reduzido a seus elementos básicos.
Agora ele exibe um design plano e bidimensional, tudo em um tom de azul escuro. Com essa simplificação, o logo fica visualmente melhor tanto em mídias grandes, como banners e outdoors, quanto nas menores, como relógios e celulares.