A BMW Group Brasil anunciou a criação de um ponto de recarga para veículos elétricos abastecida por energia solar. Uma das pioneiras no mercado de carro elétrico no Brasil, a estação de abastecimento, um projeto experimental foi realizado em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

As baterias são coletadas, usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico vendido no Brasil, com o apoio da empresa brasileira Energy Source, especializada em reutilizar baterias para a fabricação do sistema de armazenamento de energia, totalmente desconectado da rede de abastecimento elétrica. 

O projeto foi considerado um dos cinco melhores projetos do programa mundial de Inovação e intraempreendedorismo (Foto: Reprodução/ BMW Group Brasil)

Outro benefício direto é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas dentro do conceito de economia circular, já que o Brasil tem várias fontes de energia renovável. O projeto foi considerado um dos cinco melhores projetos do programa mundial de Inovação e intraempreendedorismo, promovido pela matriz global da BMW na Alemanha, durante o último mês de abril.

A gigante alemã espera reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção  (Foto: Reprodução/ BMW Group Brasil)
A gigante alemã espera reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção (Foto: Reprodução/ BMW Group Brasil)

Como funciona 

O funcionamento da estação de carregamento compreende oito conjuntos de painéis solares que transformam a energia do sol em eletricidade, que é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos. Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo Wallbox.

Aumentando a autonomia de um veículo elétrico em 100 quilômetros após duas horas de recarga  (Foto: Reprodução/ BMW Group Brasil)
Aumentando a autonomia de um veículo elétrico em 100 quilômetros após duas horas de recarga (Foto: Reprodução/ BMW Group Brasil)

Segundo os testes realizados pela BMW Brasil, os resultados foram satisfatórios, aumentando a autonomia de um veículo elétrico em 100 quilômetros após duas horas de recarga. Esse resultado permite avançar na ideia do uso de unidades móveis de recarga em eventos ou até mesmo em locais distantes, com menos acesso à rede elétrica pública.

A gigante alemã espera reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, sempre tendo como base o ano de 2019.




LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here