Antes do seu lançamento oficial em algum momento de 2010, a fabricante alemã BMW divulgou novos detalhes e imagens do seu novo carro elétrico – a BMW i4. O novo veículo terá bateria com capacidade de 80kWh e autonomia de aproximadamente 600km.
Montadora quer que seu novo modelo ajude a dar um caráter esportivo para carros elétricos
A bateria pesa cerca de 550kg e foi projetada para uma capacidade de carregamento de até 150 kW. Isto permite que a bateria de alta tensão do BMW i4 seja carregada para cerca de 80% do seu conteúdo energético total em cerca de 35 minutos, resultando em um tempo de carregamento de cerca de seis minutos para um intervalo de 100 quilômetros.
Sobre o motor de 390kW, a BMW afirma que ele pode acelerar de 0 a 96km/h em cerca de quatro segundos 199km/h. Isto faz dele o equivalente elétrico de um dos motores de combustão V8 da empresa. No papel, a BMW i4 se sai melhor do que a concorrência. O modelo concorrente mais similar é o Tesla Model 3 mais recente – que oferece autonomia de 518,209km (322 milhas) e velocidade máxima de 233,355km/h (145 milhas por hora).
Sobre o design, a BMW i4 combina as proporções de um coupé com 4 portas com as linhas de design típicas da série BMW i. Linhas dinamicamente esticadas e um projeto de superfície preciso oferecem características exteriores aerodinamicamente otimizadas. O interior do veículo oferece conforto para os passageiros e é adequado para viagens de curta e longa distância. Por causa disso, a BMW i4 pode ser claramente identificada como uma BMW Gran Coupé.
Uma coisa sobre as comparações é que a BMW ainda não lançou a BMW i4 e por isso certos detalhes do veículo podem ser diferentes das especificações divulgadas agora. Vale a pena notar também que, em uso no mundo real, a bateria do i4 provavelmente não vai entregar a autonomia prometida na maioria das circunstâncias – assim como a bateria do Modelo 3.
Incluindo a i4, a BMW planeja lançar 25 veículos totalmente elétricos e híbridos antes do final de 2023. Em uma entrevista recente com a Auto Express, o chefe da divisão EV da empresa, Robert Irlinger, disse que a BMW também está trabalhando em um compacto elétrico inspirado na Série 1.
Sobre lançamento da BMW i4, a empresa prometeu um “lançamento global” e por isso é bem possível que ele seja vendido nos Estados Unidos.
Fonte: Engadget