O primeiro BMW X totalmente elétrico está pronto. Com o iX3 a marca avança no segmento de veículos com sistemas elétricos. Com a nova versão elétrica, o BMW X3 será o primeiro modelo disponível globalmente em versões com motores a gasolina ou diesel e também em opções híbrido plug-in ou totalmente elétrico. O lançamento do iX3 ocorrerá no final de 2020 no mercado chinês. Será o primeiro modelo da marca a ser fabricado também para exportação a partir de Shenyang, na China.
A estreia do novo BMW iX3 dá início à quinta geração da tecnologia eDrive. Os componentes desenvolvidos também serão instalados nos modelos BMW iNext e BMW i4 a partir de 2021. O motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência agora estão acomodados juntos. O motor elétrico do iX3 funciona sem o uso de ímãs e esse projeto permite que metais de difícil extração sejam dispensados para sua fabricação.
O motor apresenta eficiência de até 93%, em comparação com 40% nos motores a combustão. Ele desenvolve uma potência de 210 kW (286 cv) e torque de 400 Nm sustentado em altas rotações, diferentemente de outros motores elétricos. O novo BMW iX3 vai de 0-100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. A tração é traseira.
A densidade de energia no novo iX3 é cerca de 20% maior que a das células de bateria usadas pela BMW para veículos totalmente elétricos até agora: 80 kWh, dos quais 74 kWh são utilizados. A alta eficiência permite que o novo iX3 ofereça um alcance entre 459 e até 520 km.
Os outros recursos que fazem sua estreia sob o eDrive de quinta geração incluem uma unidade de carregamento que envia energia tanto para a bateria de 400V quanto à fonte de alimentação de 12V a bordo. Ao usar terminais de corrente alternada, ele permite carregamento monofásico e trifásico de até 11 kW. Conectar o veículo a uma estação de carga rápida de corrente contínua facilita as saídas de carga de até 150 kW. A bateria de alta tensão no novo BMW iX3 pode, portanto, ser carregada de 0 a 80% de sua capacidade total em 34 minutos. Os motoristas podem injetar a energia necessária para adicionar 100 km à autonomia do carro em 10 minutos de carregamento.
O design do iX3 exibe as proporções e formas típicas de um SUV. O para-choque dianteiro e a grade de duplo rim da BMW têm um design bastante fechado, enquanto a extremidade traseira também foi esculpida para reduzir a resistência do ar. As rodas de liga leve com design aerodinâmico também ajudam a controlar o fluxo de ar ao redor do veículo e reduzem seu coeficiente de arrasto em cerca de 5%.