BMW i5: a nova adição eletrificada à Série 5 da BMW
A BMW está continuando sua estratégia de eletrificação com a adição da Série 5 ao seu lineup de carros elétricos com a nova BMW i5. A empresa alemã anunciou recentemente que a nova geração do sedã virá em uma versão elétrica, além de um modelo atualizado funcionando a gasolina. A BMW segue uma estratégia semelhante às que usou anteriormente com as Séries 4 e 7, pegando seus modelos movidos a gasolina para construir variantes elétricas na mesma plataforma.
A BMW i5 vem em duas versões diferentes: o eDrive40 e o M60 xDrive. O primeiro é um modelo de tração traseira com 335 hp e 295 lb-ft de torque, e o segundo é a versão esportiva de tração nas quatro rodas com 601 cavalos de potência e 605 libras-pé de torque. O eDrive40 possui uma aceleração de 0 a 60 mph em seis segundos, enquanto o M60 reduz a diferença para apenas 3,8 segundos. Ambas as versões têm velocidade limitada eletronicamente a 120 mph.
Um ponto forte da BMW i5 é sua bateria de 81,2 kWh, que pode oferecer até 516 km (320 milhas) de alcance com base no padrão WLTP menos conservador. E para carregar, a BMW está se unindo à Electrify America da Volkswagen para oferecer dois anos de carregamento rápido ilimitado de até 30 minutos. O i5 pode aceitar até 205 kW de carregamento rápido, e leva a bateria de 10 a 80% em cerca de 30 minutos.
Outra novidade da BMW i5 é a adição de novos recursos de direção autônoma, incluindo a capacidade de sugerir mudanças de faixa e condução em rodovias sem as mãos. Além disso, a BMW redesenhou seu sistema de infoentretenimento para incluir jogos no carro pela primeira vez. Vários jogos estarão disponíveis enquanto o veículo se encontra estacionado, ideal para passar o tempo durante o carregamento. O streaming de vídeo também estará disponível para carros estacionados.
A BMW i5 é um pouco mais conservadora em seu design e tecnologia do que o modelo mais opulento, o i7. No entanto, o i5 ainda mantém o estilo de grade de rim de assinatura da BMW, embora um pouco mais atenuado do que no i7 e iX. A nova Série 5 elétrica possui um design sofisticado, com detalhes de acabamento elegantes.
Obviamente, com uma marca tão prestigiosa quanto a BMW, os preços não são baratos. Embora o i5 seja um veículo premium, ele não se qualifica para os créditos fiscais da Lei de Redução da Inflação, que limita os preços elegíveis em US$ 55.000. O modelo mais potente, o M5, custa ainda mais. Apesar do preço, não há dúvida de que a BMW i5 será uma adição elegante à sua linha atual de carros elétricos e deve ser popular entre os fãs da BMW e admiradores da eletrificação.
Fonte: BMW apresenta um sedã elétrico da Série 5 com quase 300 milhas de alcance