Depois de anunciar em junho que ia regressar a Le Mans a partir de 2023, a BMW Motorsport acaba de mostrar o primeiro teaser do protótipo que vai integrar a nova categoria Le Mans Daytona Hybrid, ou LMDh.
Visto como o sucessor espiritual do V12 LMR, o último protótipo da BMW a vencer as 24 Horas de Le Mans e as 12 Horas de Sebring, em 1999, este novo protótipo da marca de Munique apresenta-se com um design agressivo, surgindo com o tradicional duplo rim.
Nesta imagem teaser o splitter dianteiro aparece ainda «vestido» com as cores da BMW M, num esboço assinado em conjunto entre a BMW M Motorsport e o BMW Group Designworks para ilustrar a “eficiência visceral” do carro de competição.
A NÃO PERDER: A caminho de Le Mans? Lamborghini pode entrar na categoria LMDh em 2024
Com dois faróis dianteiros muito simples, que mais não são do que duas faixas verticais, este protótipo — com que a BMW também vai entrar no campeonato norte-americano IMSA — destaca-se ainda pela entrada de ar no tejadilho e por uma asa traseira que se prolonga por quase toda a largura do modelo.
Quando regressar a Le Mans, em 2023, a BMW terá a concorrência de nomes de peso como a Audi, Porsche, Ferrari, Toyota, Cadillac, Peugeot (regressa já em 2022) e Acura, aos quais se juntará a Alpine logo no ano seguinte, em 2024.
Este regresso da marca de Munique será feito com dois protótipos e em parceria com a Team RLL, com o chassis a ser fornecido pela Dallara.
Quanto à motorização, vai assentar num motor a gasolina que vai desenvolver, pelo menos, 630 cv, com o sistema híbrido a ser fornecido pela Bosch. No total, a potência máxima deverá rondar os 670 cv. Já o pack de baterias será fornecido pela Williams Advanced Engineering, com a transmissão a ser construída pela Xtrac.
LEIAM TAMBÉM: BMW. Como decifrar o código das designações dos seus modelos
Testes arrancam em 2022
O primeiro carro de testes será construído em Itália, na fábrica da Dallara, por engenheiros da BMW M Motorsport e da Dallara, com a estreia em pista (em testes, naturalmente) a estar marcada para o próximo ano, no circuito de Varano, em Parma (Itália).