A BMW está preparando uma nova plataforma para os seus veículos que deve ser focada nos modelos elétricos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa esta semana, o lançamento deve acontecer somente no ano de 2025. Este era um anúncio esperado pelo mercado, já que a BMW era uma das poucas grandes montadoras que não tinham anunciado uma plataforma com essas características.
A montadora inclusive já divulgou o nome da próxima plataforma, que deve se chamar de New Class Platform (Neue Klasse em alemão). O foco deve ser completamente nos veículos elétricos, mas a plataforma também deve ser utilizada em carros que se utilizam de combustíveis e também híbrido.
Essa plataforma da BMW vai apresentar uma arquitetura elétrica de alta tensão com um design de célula de bateria aprimorado. Mas estes foram apenas as características que foram reveladas. A montadora deve divulgar mais algumas características dessa plataforma nas próximas semanas.
Para que a plataforma consiga ser mais abrangente, a montadora levou em consideração as diferentes proporções que os veículos elétricos acabam tendo, como balanços mais curtos e mais espaço interno.
Além disso, a BMW também divulgou que teve que revisar significativamente as plataformas UKL e CLAR para os carros elétricos e híbridos plug-in de longo alcance porque as arquiteturas foram originalmente projetadas para carros a combustão e plug-ins de autonomia mais curta.
O lançamento desta nova plataforma está alinhado com a estratégia que a empresa tinha anunciado na semana passada. A BMW quer que pelo menos metade dos veículos vendidos até o ano de 2030 sejam elétricos.