A versão plug-in híbrida do BMW X5, o carro mais vendido nesse segmento no mundo e um dos modelos mais bem-sucedidos da marca, o BMW X5 xDrive45e M Sport, é um SAV (sports activity vehicle), ou veículo esportivo de atividade, numa tradução livre. A sigla remete à aparência e às dimensões de um SUV tradicional, mas com baixo centro de gravidade e com a dinâmica típica de um BMW, cuja versão se comporta como um sedã esportivo da marca.

Sofisticado e tecnológico, o BMW X5 tem um sistema híbrido de propulsão que une um motor a combustão de seis cilindros em linha de 286 cavalos de potência a um elétrico de 112 cavalos. Combinados, os dois motores têm 394 cavalos de potência e torque de 600 Nm. A aceleração do modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.

A versão tem câmbio automático de oito marchas e tração integral xDrive. A suspensão a ar integral é adaptativa, ou seja, a altura do veículo pode ser ajustada em cinco níveis diferentes, de acordo com o estilo de condução do motorista, podendo variar até 80 milímetros. A mudança é feita por um seletor localizado no console central, com a chave do carro ou por um botão situado no porta-malas, facilitando o carregamento e o descarregamento de objetos.

A bateria de 24 kWh de capacidade de energia armazenável oferece carga completa em cerca de 6 horas e meia na BMW Wallbox, base gratuita que acompanha o veículo e tem capacidade de carga de 3,7 kWh. O equipamento tem potência máxima de recarga de 21 kW.

A autonomia elétrica do veículo é de 87 km (WLTP) no modo puramente elétrico. Esse resultado se deve à evolução do BMW plug-in híbrido e ao gerenciamento inteligente de energia, que coordena a interação entre todos os componentes de direção híbrida, otimizando sua eficiência.

Bateria de 24 kWh de capacidade de energia armazenável: carga completa em cerca de 6 horas e meia

Bateria de 24 kWh de capacidade de energia armazenável: carga completa em cerca de 6 horas e meia (BMW/Divulgação)

Tecnologia embarcada

Antes mesmo de entrar no veículo, o proprietário já pode desfrutar de facilidades, como o BMW Comfort Access 2.0. Esse sistema permite o acendimento automático das luzes de boas-vindas quando o motorista está a 3 metros do veículo portando a chave, e a 1,5 metro do veículo as portas se destrancam.

Por outro lado, se o motorista se afasta 2 metros, o veículo se tranca novamente. Há, ainda, a opção de programar a abertura de todas as portas ou somente a do motorista, além de abaixar ou levantar os vidros laterais e abrir o porta-malas quando o pé se aproxima do para-choque traseiro.

A chave vem equipada com o BWM Display Key, uma tela “touch” colorida de LCD que mostra informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here