PEQUIM (Reuters) – A Jidu Auto, empresa de veículos elétricos da Baidu, estará uma geração à frente da Tesla em termos de tecnologias de direção autônoma, disse o presidente-executivo da Baidu, Robin Li, em comunicado nesta segunda-feira.
“Nossa compreensão de veículos inteligentes é que ser elétrico é a semifinal, enquanto ser inteligente é a final”, acrescentou Li.
A Jidu pretende entregar 800 mil unidades de seus carros “robôs” em 2028. Também planeja entregar seu segundo modelo para produção em massa em 2024, disse o executivo-chefe da montadora, Joe Xia Yiping, em comunicado.
A empresa revelou seu primeiro carro conceito “robô”, que não possui maçanetas e pode ser totalmente controlado por reconhecimento de voz, em junho, com o plano de produzir o modelo em massa em 2023.
Além de equipar o carro com a tecnologia de software de direção autônoma da Baidu, os veículos “robôs” da Jidu terão dois lidars e 12 câmeras. Lidars são sistemas de detecção, semelhantes aos radares, que usam luz laser pulsada em vez de ondas de rádio.
A Tesla não usa censores lidar.
O plano de fabricação de veículos elétricos da Baidu ocorre quando empresas de tecnologia de todo o mundo correm para desenvolver carros inteligentes após o sucesso da Tesla na comercialização de veículos elétricos.
A fabricante de smartphones Xiaomi e a Didi Global estão entre outras gigantes da tecnologia chinesas com ambições automotivas.
(Por Yingzhi Yang, Zhang Yan e Brenda Goh)