Sedã Han EV virá importado, equipado com dois motores elétricos que entregam potência combinada de 494 cv; preço ainda não foi divulgado
Já oferecendo no país em pré-venda o SUV de 7 lugares Tan EV, a chinesa BYD anuncia agora a chegada do sedã elétrico Han EV, que virá importado a partir do início do segundo semestre. O preço será anunciado no lançamento.
Ele estará disponível nas cores preto, azul, vermelho, branco e cinza, com garantia de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias. Medindo quase cinco metros de comprimento, o sedã exibe um desenho futurista com uma identidade batizada pela empresa de Dragon Face (face de dragão).
Ele vem com faróis Full LED, central multimídia DiLink com tela de 15.6″ com rotação elétrica, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, ar-condicionado dual zone com saída para os bancos traseiros, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e porta-malas de 410 litros com sensor de movimento dos pés.
A lista de itens de segurança traz ainda piloto automático adaptativo com Stop & Go, controle de estabilidade, alerta para Abertura de Portas (DOW) que monitora pontos cegos e evita acidentes ao abrir as portas, Alerta de Tráfego Cruzado, aviso de colisão frontal, alerta de identificação e proteção de pedestres, aviso de saída de faixa, nove airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de câmera 360°.
O modelo é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, sendo 222 cv no motor frontal e 272 cv no motor traseiro. Com isso, a potência combinada é de 494 cv, com torque máximo conjunto de 69,3 kgfm. Oferecendo então tração nas quatro rodas, o sedã chega à velocidade máxima de 186 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
O Han EV, como destaca a BYD, é o primeiro modelo a receber a bateria Blade, uma tecnologia desenvolvida pela própria empresa e projetada para aumentar a segurança do componente, sendo até duas vezes mais seguro em comparação aos veículos elétricos que usam baterias tradicionais de lítio.
O sedã tem bateria de 76,9 kWh, com recarregamento rápido que permite ir de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para oferecer até 135 km de autonomia. Sua autonomia total é de até 500 km (ciclo NEDC).
Rede de concessionárias
A BYD já conta com sua primeira concessionária em operação no Brasil, do grupo Eurobike, inaugurada em 18 de abril e que já entregou as primeiras unidades do SUV Tan EV aos clientes que adquiriram o modelo. Já está confirmada também a unidade do Rio de Janeiro, pelo grupo Itavema. “A chegada ao Rio de Janeiro é estratégica para o fortalecimento da BYD no Brasil. Desta forma, a região Sudeste está completa e terá lojas em seus quatro estados até o final de 2022”, comemora Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil.
Segundo a empresa, já estão confirmadas concessionárias em mais de 20 cidades, com os principais grupos automotivos do país como Saga, Servopa, IESA, Águia Branca, GNC, Parvi e Dahruj, entre outros. Os planos incluem chegar às principais 45 cidades brasileiras até o final deste ano, mas com 100 concessionárias nomeadas até o final de 2023.
Fotos: Divulgação