O Cadillac Lyriq deu as caras nos EUA. Ele é o primeiro carro elétrico da General Motors com baterias Ultium, a tecnologia que a montadora americana desenvolveu para sua futura gama de automóveis plugados.
Apresentado como conceito, o Lyriq só começará a ser vendido em 2022, mas de acordo com a Cadillac, de “80% a 85%” será colocado no carro de produção.
Embora não tenha sido revelado seu porte, a GM indica que ficará próximo dos 4,90 m. Isso permitirá que o Lyriq bata de frente com o Audi e-tron, que já pode ser considerado seu maior rival.
De acordo com a Cadillac, o Lyriq será o próximo passo do luxo da marca americana na década que começa. Para ser eficaz, ele terá um uma plataforma com baterias Ultium de 100 kWh, que garantirão autonomia de 483 km.
Essas baterias não são de lítio comuns, mas de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), usando 70% menos cobalto e terras raras, além de funcionar em módulos interconectados, que cortam em 90% a fiação.
O Lyriq será oferecido com tração traseira ou permanente nas quatro rodas. Chamativo por fora, onde destaca as colunas C com lanternas de LED incorporadas ao visual lateral, o Lyriq tem um ambiente bem luxuoso.
Ele atrai o olhar para o cluster digital e a multimídia, cuja tela única e curva mede 33 polegadas. A interface, vista nas imagens, mostra que boa parte da tela não será aproveitada em algumas funcionalidades.
Essa tela de LED tem resolução de 1 bilhão de cores, 64 vezes maior que a tela de melhor definição que existe no mercado. Além disso, haverá um HUD enorme para ampliar a visualização das informações.
O Cadillac Lyriq terá também a mais moderna versão do sistema Super Cruise de condução semiautônoma, que permitirá rodar sem as mãos no volante em cidade ou estrada. Um sofisticado sensor de cancelamento de ruído pode eliminar até o barulho dos pneus.