A Airspeeder revelou aquele que diz ser o primeiro carro voador de competição do mundo. Chamado de Airspeeder Mk3, ele é um veículo elétrico que pode ser operado remotamente com decolagem e aterrissagem verticais. O modelo, que foi desenvolvido por três anos, já está pronto para correr de acordo com a fabricante, e tem como precursor o conceito Mk2.

Um grid completo de aeronaves Mk3 está sendo fabricado atualmente no QG técnico da Airspeeder em Adelaide, no sul da Austrália. Mais de dez veículos de corrida idênticos serão produzidos e fornecidos às equipes em 2021.

A equipe de construção dos modelos é composta por pessoas com experiência prévia em tecnologia aeroespacial, automotiva e automobilística, incluindo ex-funcionários de Mclaren, Babcock Aviation, Boeing, Jaguar Land Rover, Rolls-Royce e Brabham.

O campeonato ainda será oficializado nos próximos meses, com os testes do modelo iniciando em breve. As corridas, que serão feitas com pilotos remotos, serão em circuito de voo fechado com velocidades de até 120 km/h. As atividades servirão para um projeto ainda mais ambicioso, o Airspeeder Mk4 que voará tripulado em 2022 de acordo com a fabricante.

Os carros terão sistemas de prevenção a colisão LiDAR e um radar que cria um “campo de força virtual” em torno do veículo, para criar uma corrida segura. O Mk3 é feito em fibra de carbono e tem trem de força capaz de gerar 96 kW.

Com suas oito hélices, o veículo é capaz de fazer curvas fechadas como um carro de Fórmula 1, e ainda pode se mover verticalmente. As corridas terão pit stops para substituir baterias. Por isso, o veículo tem um sistema de remoção e substituição rápido.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here