As estações de recarga giram em torno de uma ‘releitura sustentável’ do posto de gasolina tradicional, sem filas com veículos ou odores de gases e escapamentos – foto: Reprodução/ BrasilPostos
O projeto vencedor de concurso no Canadá, trará uma nova espécie de posto de gasolina com uma incrível experiência aos condutores de carros elétricos e sem o uso de combustíveis fosseis
Já não é de hoje que vêm sendo discutido sobre a questão dos postos de gasolina estarem com os seus dias contados. Conforme cresce a popularidade dos carros elétricos, os postos de combustíveis precisarão se reinventar para também abastecer essa nova modalidade do mercado automobilístico. Mas um novo concurso de design, financiado pela Parkland, uma das maiores empresas de postos de combustíveis do mundo, localizada no Canadá, está propondo o desafio de imaginar como serão os novos postos de combustíveis do futuro.
Leia outras noticias relacionadas
Novos postos de combustíveis do futuro foram projetados por empresa do Canadá
A Parkland, empresa sediada no Canadá, que conta atualmente com cerca de 3 mil postos de gasolina espalhados por 25 países, é a patrocinadora principal de um desafio internacional, que tem o intuito de criar um posto de abastecimento elétrico do futuro.
Com o anúncio do vencedor do desafio, que buscou compreender que o tempo necessário para recarregar uma bateria é também uma oportunidade para que o condutor do veículo possa descansar e relaxar, tendo em vista que o carro elétrico pode levar até meia hora para recarregar totalmente. Agora, a Parkland terá que planejar os próximos passos para dar início a construção dos novos postos de combustíveis.
Segundo o vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Parkland, Darren Smart, a empresa passou um bom tempo refletindo sobre quais rumos indústria tomaria e que não há dúvidas de que o setor automobilístico está se tornando cada vez mais elétrico. Porém, Smart disse que, quando se trata da melhoria de experiência dos clientes, o setor automobilístico ainda está muito atrasado, pois os postos de abastecimento estão localizados em áreas ruins e em lugares perigosos, gerando insatisfação dos clientes, pois precisarão ficar de 20 a 30 minutos parado para recarregar seus carros elétricos em uma área de risco externo.
Projeto dos postos de combustíveis do futuro ganham destaque pela acessibilidade do modelo minimalista que facilita a vida dos consumidores
O arquiteto escocês James Silvester, que foi responsável pelo projeto vencedor do desafio, abriu destaque em sua apresentação à um modelo totalmente diferente do que temos atualmente, tendo como prioridade a melhoria da experiência dos clientes. O design do novo posto estabelece uma estrutura longa e linear, possuindo terminais de carregamento em toda a sua área.
Na parte central, haverá lojas e prestação de outros serviços, como os de conveniência, contando também com espaços que servirão para que motoristas possam fazer uma pausa e relaxar, enquanto seus carros elétricos recarregam. James relatou que os novos postos precisarão se adaptar aos clientes, oferecendo à eles algum tipo de conforto e entretenimento, pois ficar quase 40 minutos gera desconforto e irritação ao cliente.
Os novos postos foram projetados com um sistema modular, que permite que a sua estrutura consiga se adequar à diferentes tamanhos de terreno. O posto de abastecimento projetado por James é habilmente capaz de fornecer uma excelente variedade de serviços e comodidades ao veículo e seu condutor. O posto contará com opções de comida e bebida, área para prática de exercícios, massagem terapêutica e também um jardim, tudo em prol do descanso do motorista, enquanto seu veículo recarrega. Claro, para que essa estrutura seja real, serão necessários.
Sustentabilidade também será prioridade nos novos postos do futuro
O projeto desenvolvimento pelo designer e arquiteto escocês, tem a estrutura inteiramente feita com materiais sustentáveis, tais como madeira e pedra, e em seu telhado haverá painéis geradores de energia solar.
James ressaltou que, com essa nova estrutura modular, o tempo de construção será bem menor e mais flexível, sendo o suficiente para que possa dar espaço à uma ampla variedade de serviços dentro do posto.