SUV mais antigo deixa de ser feito em Goiás, enquanto a nova geração do utilitário esportivo é preparada para meados do ano
A unidade de veículos Hyundai do Grupo Caoa em Anápolis (GO) está parada. Devido às novas normas de emissões do Proconve L7, a empresa encerrou a produção do veterano ix35, como já era esperado, mas também suspendeu a do Tucson. Segundo fontes, a empresa planeja voltar a produzir a nova geração do SUV, só que híbrido, para ser lançado entre maio e junho.
A informação do fim do ix35 e da suspensão do Tucson partiu do site Autos Segredos na última quarta (23). O ix35 já estava realmente no “corredor da morte” e cotado para sair de linha desde o fim de 2020, mas imaginava-se que o Tucson não teria a produção afetada tão antes da chegada de sua nova geração.
Prioridade para a nova geração do Tucson
Automotive Business apurou que o Grupo Caoa optou por suspender a produção do atual Tucson por questões estratégicas. Segundo fontes, a empresa preferiu dar prioridade à linha de montagem da próxima geração do SUV – com conjunto híbrido, além da remodelação implementada na Europa desde setembro de 2020 – a fazer adequações no motor do modelo atual.
O Tucson híbrido pode receber o sistema que é usado no mercado europeu. Ele combina o 1.6 turbo a gasolina a um motor elétrico de 60 cv com potência combinada de 230 cv e 35,7 kgfm de torque conjunto. A transmissão automatizada de dupla embreagem dá lugar a um câmbio automático convencional de seis marchas.
Oficialmente, a Caoa garante que o Tucson continua sendo produzido – na verdade, os modelos começaram a ser montados em dezembro de 2021 e estão em fase de conclusão para seguirem para as concessionárias, o que atende às normas que estenderam o prazo para as montadoras se adequarem às novas normas de emissões.
“Os estudos sobre eficiência energética seguem ocorrendo para todos os nossos produtos. O ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado. Já o New Tucson é um modelo que deverá receber novidades e continuar sendo produzido.
Hyundai ix35 conviveu com duas gerações em Goiás
Os Hyundai ix35 que ainda estão à venda são de estoques. O modelo encerra seu ciclo de vida no Brasil após 11 anos. O carro nada mais é que a segunda geração do Tucson, mas por aqui adotou o nome ix35 e foi lançado importado da Coreia do Sul em 2010.
O utilitário esportivo médio ganhou motor flex em 2012 e passou a ser feito em Anápolis em 2013. Desde então, as únicas alterações significativas na linha foram um face-lift e a potência do propulsor, reduzida de 178/169 cv para 167/157 cv para se adequar às normas de emissões, em 2015.
Um fato curioso é que, entre 2016 e 2018, três gerações diferentes do Tucson conviveram nas linhas de montagem de Goiás: o primeiro Tucson, o ix35 e o New Tucson atual.
Investimentos da Caoa em Anápolis
A produção do novo Tucson faz parte do aporte de R$ 1,5 bilhão anunciado pelo Grupo Caoa na unidade goiana no fim de 2020. O investimento também será destinado a duas novas linhas de produção e no lançamento e renovação de 10 veículos, entre modelos da linha de SUVs Tiggo da Caoa Chery e também da Hyundai. Em setembro de 2021, a companhia abriu segundo turno na fábrica.