Se os elétricos ainda estão longe de se popularizarem, os híbridos estão ficando um pouco mais próximos do nosso bolso. Alguns modelos, inclusive, já são produzidos no Brasil – caso dos Toyota Corolla Cross e Corolla sedã.
Curiosamente, todos os indicados da categoria no Prêmio UOL Carros 2022, que ocorre em 11 de novembro, às 20h, com transmissão do canal UOL, refletem a preferência de um mercado ávido por SUVs. Confira!
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid
Em 2022, a Caoa Chery anunciou um ousado plano de eletrificação de sua linha de produtos. E entre todas as novidades apresentadas, o Tiggo 8 Pro Hybrid é o único modelo híbrido plug-in.
O SUV de sete lugares combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos. Com 317 cv, o SUV pode rodar quase 80 quilômetros no modo elétrico. O modelo também conta com um pacote de assistências à condução, trazendo itens de segurança como alerta de colisão frontal e frenagem autônoma de emergência.
Além do conjunto mecânico, o Tiggo 8 Pro Hybrid se diferencia do Tiggo 8 “normal” pelo design mais moderno, que inclui novos faróis e lanternas, grade frontal redesenhada e cabine com estilo mais atual.
Jeep Compass 4xe
O Jeep Compass 4xe é o primeiro modelo de uma gama de produtos eletrificados que a marca lançará no Brasil nos próximos anos.
O SUV traz o conhecido motor 1.3 T270 de 180 cv, rodando apenas com gasolina, e um propulsor elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 240 cv e o torque combinado não é divulgado pela fabricante.
Embora seja produzido na Itália, o Compass híbrido tem qualidade de construção bem parecida com a do modelo brasileiro. O mesmo acontece com a lista de equipamentos, uma vez que ele é baseado na versão topo de gama S. Mesmo assim, ele oferece alguns itens a mais, como o sistema de câmeras de 360 graus e o som da Alpine.
Por ser um híbrido do tipo plug-in, ele pode rodar até 44 quilômetros no modo elétrico e o consumo passa facilmente dos 20 km/l.
Kia Stonic
O Stonic abriu a linha de carros híbridos da Kia no Brasil, que posteriormente foi reforçada com as estreias do novo Sportage e do inédito Niro.
Assim como o Sportage, o Stonic é, na verdade, um híbrido leve, combinando o motor 1.0 turbo que conhecemos do Hyundai Creta com um sistema elétrico de 48 volts.
Essa dupla faz com que o modelo entregue 120 cv e torque máximo de 20,4 kgfm, auxiliado pelo câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas. O conjunto faz com que o Stonic tenha boas médias de consumo, passando de 13 km/l na cidade e na estrada.
Volvo XC60
Referência em SUVs híbridos, o Volvo XC60 ganhou novidades importantes neste ano. Além de uma leve atualização no design, que inclui nova grade frontal e para-choque redesenhado, o carro traz 65% a mais de potência no motor elétrico instalado no eixo traseiro, que passou de 87 cv e 24,5 kgfm, para 147 cv e 31,5 kgfm.
Essas mudanças fizeram com que os números combinados aumentassem de 407 cv e 65,3 kgfm para 462 cv e 72,3 kgfm. De quebra, a autonomia no modo 100% elétrico subiu para 78 km, segundo a Volvo. Isso acontece também pela adoção de uma bateria maior, de 18,8 kWh.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.