Após demonstrar interesse em popularizar a energia solar vetando taxações, o governo brasileiro agora está prestes a dar mais um passo em direção à geração de empregos e à sustentabilidade. Segundo fontes, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) têm planos de trazer uma fábrica da americana Tesla ao Brasil.
Freitas deu uma entrevista ao NSC Total, que não confirmou nada sobre a Tesla, entretanto, a agenda de Marcos Pontes aponta uma reunião com o Engenheiro Sênior da montadora americana, Anderson Pacheco, no dia 12 de fevereiro de 2020 ao meio dia, via videoconferência. Você pode ver abaixo o registro da agenda do Ministro.
É interessante notar que a reunião contou com a presença de Claiton Pacheco Galdino, secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, em Santa Catarina, mostrando a intenção de instalar a fábrica na cidade catarinense. E pelo visto a reunião teve o objetivo de apresentar as vantagens da Tesla colocar sua mais nova fábrica em Criciúma ou pelo menos na região sul do Brasil.
O próximo passo é que representantes brasileiros visitem a Tesla nos Estados Unidos para demonstrar o interesse em criar uma aliança entre a montadora, que é uma das maiores do mundo, e o governo brasileiro. Vale lembrar que Freitas já é autor do projeto de lei 4825/2019, que fornece incentivos fiscais para produção de carros elétricos.
O PL 4825/2019 define carros elétricos não estão sujeitos ao Imposto sobre Produtos Industrializados e Impostos de Importação. O projeto também determina isenção de IPI até 2029 para carros híbridos também. Por fim, com a implantação de uma nova fábrica, o país ganharia principalmente com empregos e energia limpa utilizada, onde o Brasil tem um grande potencial.
Segundo Freitas, se as negociações derem certo, a fábrica pode chegar em 2023 ao país.