Começaram as vendas do CR-V 2021. O modelo chega às lojas por R$ 264.900 (R$ 274.700 no Estado de SP). O SUV mais completo da Honda recebeu mudanças no design, no nível de equipamentos e na segurança. Renovado, passa a ser o segundo modelo no Brasil a trazer a tecnologia de segurança e assistência ao condutor Honda Sensing.
A reportagem do Carpress testou o novo veículo. O modelo é importado dos Estados Unidos e continuará sendo disponibilizado em versão Touring, top e única para o modelo no Brasil.
As alterações reforçam ainda mais o conceito tradicional da Honda como grife de carros que não quebram, oferecem baixa manutenção e muita segurança. Para a linha 2021, a principal novidade é a adoção do Honda Sensing, que é um avançado pacote de tecnologia de segurança e assistência ao condutor, que foi adotado pela primeira vez no Accord no início deste ano.
O Honda Sensing traz o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Forward Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.
O sistema usa o radar e a câmera monocular para monitorar continuamente a distância do veículo à frente e ajusta a velocidade do CR-V para manter o intervalo estabelecido. Ele ajuda a manter maior atenção sobre as condições de tráfego, alertando o motorista e, em determinadas condições, ajudando a evitar ou reduzir a severidade de uma colisão.
É possível escolher entre um espaço curto, médio, longo ou extralongo. Se preciso, o CR-V freia automaticamente usando o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA). O sistema Low Speed Follow (acompanhamento de fluxo em baixa velocidade) integrado aumenta a capacidade do piloto automático com a possibilidade de parada e partida dependendo das condições.
O CR-V 2021 traz o já conhecido e eficiente motor turbo com 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC). Ele tem potência máxima de 190 cv a 5.600 rpm e torque máximo de 24,5 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm. O motor é combinado à transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível.
Em termos gerais, ficou um pouco mais econômico. Como passou a utilizar o start-stop (Idle Stop) e o sistema de grade ativa que reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, o que não ocorria na versão anterior, as médias melhoraram. Abastecido com gasolina, subiu de 10,4 km/l para 11 km/l no CR-V 2021. Já em estradas, passou de 11,9 km/l para 12,3 km/l.
Alto padrão
O CR-V 2021 segue mantendo o elevado padrão de refinamento e praticidade do seu interior. A cabine espaçosa traz materiais de alta qualidade e reflete toda a tecnologia aplicada ao modelo, com o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, que disponibiliza importantes informações sobre o veículo por meio da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel.
O display mostra quando trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, quando fazer o rodízio dos pneus, além de apresentar informações fundamentais de condução, como velocidade, rotação e marcha adotada. Essas informações também podem ser visualizadas no Head Up Display, que projeta informações coloridas em um elegante visor transparente que se eleva no momento da partida, ajustável de acordo com a altura do condutor, evitando distrações na condução.
Alguns dos itens importantes de conforto e praticidade disponíveis no Honda CR-V são a partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de quatro funções e banco do motorista com oito ajustes elétricos e memória.
O sistema Walk Away Auto Lock tranca automaticamente o veículo quando o motorista se afasta, se a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo. Para confirmar que o carro está trancado é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam.
Já a partida remota do motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância por meio do controle da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura desejada.
Design
No design, as mudanças do CR-V 2021 começam na dianteira, que traz uma nova grade frontal e um novo para-choque com visual mais marcante e robusto, permitindo um posicionamento destacado dos novos faróis de neblina em LED, além de manter os faróis full LED.
Na lateral, o SUV ganha novas rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas e novo friso cromado. O modelo também apresenta para-choque traseiro renovado e mais robusto, um friso “dark chrome” que percorre a tampa do porta-malas, além de acabamento fumê nas lanternas traseiras e novas saídas de escapamento retangulares, que complementam o visual. Outra importante novidade é a adoção do teto solar panorâmico, que amplia a luminosidade para os ocupantes e dá um ar ainda mais sofisticado ao SUV da Honda.
O console central foi redesenhado, com um novo sistema de bandeja retrátil, que permite a acomodação de diferentes tipos de objetos e acabamento amadeirado. Abriga ainda um inédito carregador de celular por indução, sem fios, além de portas USB reposicionadas, permitindo uma melhor organização de dispositivos eletrônicos.
O sistema de áudio também recebeu aprimoramentos com a inclusão de um subwoofer adicional no porta-malas, reforçando as frequências graves de som e totalizando nove alto falantes no veículo. A central multimídia de 7 polegadas com GPS nativo integrado e conectividade com smartphones, por meio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, passa a ter botão físico giratório para o controle de volume.
Cores
O CR-V Touring 2021 está chegando às concessionárias Honda nas cores Topaz White Pearl, Crystal Black Pearl e Platinum Silver Metallic, com três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim, preto ou cinza. O modelo possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem.