Como dissemos no ano passado, com o aumento da eletricidade, carregar um carro elétrico, ou híbrido plug-in, começou a ser uma missão um pouco complicada na rede pública nacional. Algo, que infelizmente, devido à continuidade da crise energética, parece ter tendência para continuar.
Afinal de contas, depois de vários aumentos em plataformas como a Miio, agora temos todo um mercado a adaptar-se a um custo de eletricidade crescente, tal e qual como podemos ver pelas novas tabelas da Galp, da EDP, e claro, da EVIO.
Carregar um carro elétrico ou híbrido está mais caro, e vai ficar pior
Portanto, tem-se verificado um aumento generalizado no mundo da mobilidade elétrica em 2022, uma tendência, que na verdade, começou no último trimestre de 2021. Estamos a falar de um aumento entre os 7% e 10%, em média, mas que poderá chegar aos 35%, em alguns Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, como é o caso da Iberdrola, para clientes sem contrato.
Se quiser outro exemplo, temos ainda a Galp, um dos grandes players da mobilidade elétrica, que recentemente aumentou os seus preços em 16%.
Porquê este aumento tão significativo?
- Aumento dos preços da energia.
- Impacto das taxas relativas à Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (taxa fixa)
- Origem da energia (100% verde)
Em suma, o ano de 2022 está a ser complicado para todos, com aumentos em tudo o que é produtos ou serviços. Afinal de contas, em território Nacional, a inflação já se situa nos 3.3%, os combustíveis já subiram 5 vezes em 5 semanas, os produtos alimentares estão significativamente mais caros, e claro, a energia está a subir a um incrível ritmo de 12%.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já deu o salto para um carro elétrico? Está de pé atrás com a escalada nos preços da eletricidade? Partilhe conosco a sua opinião nos comentários em baixo.