O carregamento rápido já chegou aos restaurantes McDonald’s em parceria com a EDP Comercial. São mais 150 pontos que vão reforçar a já vasta rede pública da MOBI.E
Há 10 anos, ter um carro elétrico podia ser uma dor de cabeça. A autonomia das baterias era insuficiente e a rede de carregamento dava os primeiros passos, o que tornava estes veículos pouco atrativos para a generalidade dos condutores. Só mais recentemente, quando surgiram os pontos de carregamento rápido e depois os ultrarrápidos, este segmento começou a ganhar uma maior dinâmica. Tão grande que hoje as vendas de veículos 100% elétricos batem recordes mês após mês. Só em outubro, revela a UVE, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, foram 1715 as unidades vendidas. Em conjunto com os híbridos, o total de veículos elétricos vendidos de janeiro a outubro de 2021 (22.722 unidades), já ultrapassou o valor de todo o ano 2020, que fechou com 20.004 unidades. Isto é revelador da confiança que os portugueses colocam na sua opção pela mobilidade elétrica. Já não é só uma escolha sustentável e económica, como também fiável.
PONTOS DE CARREGAMENTO QUE NOS LEVAM CADA VEZ MAIS LONGE
Atualmente, carregar um veículo elétrico é muito fácil e conveniente. Há soluções para todas as necessidades, já que podemos fazê-lo em casa, seja em garagem própria ou condomínio, no trabalho ou na rua, quando almoçamos ou jantamos fora, quando nos deslocamos na cidade ou quando vamos para outras paragens mais longínquas.
Em Portugal, a rede de carregamento público cobre o continente e ilhas com mais de 4000 pontos (ou tomadas). Se somarmos a estes as redes privadas, o número ronda os 6000 pontos e não vai parar por aqui. A tendência é de crescimento exponencial.
A IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS: O EXEMPLO DA MCDONALD’S
Entretanto, a EDP Comercial continua a expandir a sua rede de carregamento elétrico com parcerias estratégicas. Aos quase 1000 pontos de carregamento que já tinha contratados, em março deste ano somou mais 150, a instalar até ao final de 2022 em 75 restaurantes McDonald’s em várias localizações pelo país. Os primeiros doze já estão em funcionamento em Leça da Palmeira, Póvoa de Santa Iria, Loures, Torres Novas, Sintra e Lisboa.
“Estes pontos são fundamentais para alcançar a ambição da EDP de chegar aos 40 000 pontos de carregamento públicos e privados até 2025 nas três geografias onde estamos a desenvolver a mobilidade elétrica, Portugal, Espanha e Brasil”, salienta Pedro Vinagre, administrador da EDP Comercial com o pelouro da Mobilidade.
Esta parceria pretende dar um contributo decisivo para aumentar as opções de carregamento de veículos elétricos e híbridos no país e dar um passo importante na transição energética da mobilidade nacional e na descarbonização da economia portuguesa. “Esta é a maior parceria em número de pontos de carregamento e localizações da EDP Comercial e vai permitir aumentar de forma significativa a rede pública da MOBI.E, garantindo que haverá soluções de mobilidade elétrica de norte a sul de Portugal, no litoral e no interior, assim como nas ilhas. Por outro lado, vem ainda reforçar a relação de vários anos entre a McDonald’s e a EDP Comercial, que se iniciou com soluções de eficiência energética para a cadeia de restauração”, acrescenta o responsável.
Os novos pontos de carregamento podem ser utilizados por todos os clientes com um cartão de mobilidade elétrica de um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). Se utilizar o cartão da EDP e for cliente residencial da EDP Comercial, terá ainda um desconto no carregamento e a garantia de que a energia é 100% verde.
“A EDP Comercial acompanha o cliente em toda a sua jornada, garantindo que os utilizadores de veículos elétricos dispõem de soluções de carregamento adequadas às suas necessidades, e sempre que o carro esteja parado, seja nas deslocações diárias nos centros urbanos com carregamentos de conveniência ou em viagem”, remata Pedro Vinagre.
Os equipamentos escolhidos possibilitam ainda vários tipos de carregamento, entre corrente contínua ou alternada. Todos as tomadas são rápidas, isto é, permitem carregar em apenas 20 a 30 minutos o equivalente a 100 quilómetros de autonomia. Tempo suficiente para os clientes usufruírem dos serviços da McDonald’s e seguirem viagem descansados.
Para Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s Portugal, a EDP Comercial é um parceiro fundamental para o sucesso da marca nos seus compromissos ligados ao impacto ambiental. Foi em 2017 que teve início um projeto-piloto com a EDP Comercial para a instalação dos primeiros carregadores elétricos em alguns restaurantes da McDonald’s em Portugal. Desde então, foi sendo desenvolvido um melhor conhecimento sobre as necessidades dos consumidores que desejam carregar o seu veículo elétrico enquanto visitam os restaurantes da insígnia.
“Faz parte do nosso ADN fazer bem às comunidades onde operamos, por isso, estamos certos de que com este projeto contribuímos para a redução das emissões de gases de efeitos de estufa em Portugal. A par das metas globais da McDonald’s de reduzir a emissão destes gases, nos restaurantes e escritórios, em 36% até 2030, queremos promover esta forma de mobilidade junto dos nossos consumidores, tornando a visita ao restaurante McDonald’s em Portugal uma experiência cada vez mais sustentável e amiga do ambiente. Com a EDP, vamos proporcionar uma verdadeira rede de carregadores rápidos a partir dos nossos restaurantes McDonald’s presentes em todo o país.”
Estas novas localizações, incluídas na rede pública, podem ser encontradas na app EDP EV.Charge, que apresenta, em tempo real, todos os pontos de carregamento da rede MOBI.E, assim como a sua disponibilidade em dado momento.