A Alemanha, um país que vive do automóvel, tem regras para a comercialização de veículos que permitem o acesso desde o longevo ex-soviético Lada Niva até o mais atual Suda SA01. Que carro é esse?
Diferente do primeiro, amplamente conhecido no Ocidente, o segundo é um desconhecido até na Ásia, incluindo a China, de onde ele chega para ser vendido aos alemães por € 18.990.
O preço não é convidativo, mas o Suda SA01 é um carro elétrico, embora não pareça. Assim, o governo de Berlim lhe dá um bom incentivo fiscal, que corta esse preço para menos de € 10.000. Quer saber? Ele ainda está caro!
O Suda SA01 é um sedã elétrico importado da China e vendido no país desde o ano passado mas, apesar de suas vendas discretas, ele não passou despercebido pela ADAC, uma das maiores (senão a maior) associação de condutores do mundo.
É a ADAC que testa os carros do NCAP e só isso já lhe dá um status acima da média. Pois bem, essa organização alemã pegou o Suda SA01 para ver o que ele oferece e o resultado foi péssimo.
No teste de impacto, nada de airbags. O carro bateu seco e a coluna A do lado direito do motorista foi comprometida, assim como a porta e a estrutura da célula de proteção.
Para acessar os dummies (bonecos antropométricos), uma “equipe de resgate” da ADAC não precisou chegar de helicóptero ao local, mas teve de usar ferramentas para abrir a porta.
Além disso, o Suda SA01 fez feio também em testes de campo, passando do limite de espaço para frenagem e praticamente exigindo que o motorista fizesse drift para controlá-lo após uma rápida mudança de direção. Isso aconteceu porque ele não tem ESP ou mesmo bolsas infláveis. O ABS dele é decepcionante.
Mas, como conseguiu entrar na Alemanha? A Suda alegou que o SA01 é um carro de baixo volume de vendas e isso permite que ele seja oferecido sem obedecer às regras de segurança dos demais automóveis, assim como o Lada Niva faz. Ele tem máxima de 134 km/h, autonomia de 200 km (WLTP) e 109 cavalos de potência.
Agora vem a pergunta lógica: alguém tem coragem de comprá-lo na terra dos carros de verdade? Ah, ele é um clone do antigo Fiat Sedici ou mais conhecido como Suzuki SX4 da primeira geração, mas em formato de sedã. Por aí, você já tem uma ideia…
[Fonte: FCE]