Carro Elétrico com bateria infinita? – Há alguns dias atrás, falámos de um automóvel elétrico capaz de fazer centenas de quilómetros, apenas com a ajuda dos seus painéis solares, em condições ótimas, claro está. Mas, a verdade é que existe mais que uma solução para o sonho da autonomia ‘quase ilimitada’ num carro elétrico.
Ao fim ao cabo, consegue imaginar carregar a bateria do seu carro elétrico, da mesma forma que carrega a bateria do seu smartphone mais recente? Sem fios? Isso já é possível! Apenas basta criar a infraestrutura, que claro está, podemos ver em testes em Chiari (Itália).
Carro Elétrico com bateria infinita? Já temos um exemplo!
Portanto, adora chegar a casa, e meter o seu telemóvel em cima de uma qualquer plataforma de carregamento Qi, sem ter de se preocupar com o cabo USB-C ou Lightning? Pois bem, enquanto a Volvo já começou a testar lugares de estacionamento com carregamento por indução, temos agora a mesma ideia base, a ser implementada num circuito. Ou seja, enquanto está a conduzir o seu automóvel elétrico, também o está a carregar.
O nome deste circuito é ‘Arena of the Future’. Sendo desenvolvido pela A35 Brebemi e pela Stellantis.
Caso exista um grande investimento em infraestrutura, esta pode muito bem ser uma das grandes soluções para a massificação da mobilidade elétrica.
Como é que tudo funciona?
Muito resumidamente, estamos a falar de um sistema de bobinas instaladas debaixo do asfalto. Por sua vez responsável pela transferência de energia elétrica, para automóveis, camiões ou até autocarros. É um sistema capaz de carregar em movimento, ou seja, não é preciso parar numa estação!
Em suma, estamos perante uma solução capaz de oferecer uma autonomia quase infinita. Quase? Sim, porque, como deve imaginar, meter este tipo de sistema em todas as estradas, é simplesmente uma impossibilidade.
Mas, se os condutores carregarem o seu automóvel em casa, e posteriormente tivermos um sistema deste tipo em várias vias chave, com elevadas taxas de circulação. Como é o exemplo da Segunda Circular em Lisboa, ou troços de autoestradas como a A1. Já seria possível garantir um nível de carga extremamente interessante! Ao mesmo tempo que se afasta vários veículos das estações de serviço e ademais postos de carregamento.
Curiosamente, seria até possível que os veículos a circular neste tipo de estrada, se servissem apenas da energia do asfalto para o seu funcionamento!
O que não só resultaria numa maior autonomia, como também num aumento da longevidade da própria bateria. Afinal, foi exatamente isto que o teste comprovou, com o FIA 500 Elétrico a ser capaz de viajar a velocidades ‘normais’ de autoestrada. Isto, sem ter de aceder à energia armazenada na célula de bateria.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou de implementação impossível, ou cara? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.