Goste ou não, a eletrificação chegou de vez no mercado automotivo. Cada vez mais montadoras optam pelos veículos elétricos e até mesmo consagradas fabricantes de eletrônicos entraram na briga. Uma delas é a Sony, que anunciou novos detalhes do cupê Vision-S.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) durante a CES, feira internacional de tecnologia de Las Vegas que, neste ano, ocorre virtualmente. A japonesa já havia mostrado os conceitos do carro no passado, mas agora deu informações concretas do modelo, que já está rodando em testes.
Exterior
Por fora, o Vision-S lembra bastante seu futuro concorrente Tesla Model 3. Via de regra nos elétricos, a eficiência aerodinâmica prevalece sobre a estética, o que não é obrigatoriamente ruim.
O resultado disso é que não há grades frontais, mesmo que de enfeite. Além disso, os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras em formato de aletas, como no futuro Renault Megane eVision.
O grande destaque estético é o teto solar unido ao para-brisa, criando uma peça inteiriça de vidro que vai até o porta-malas e que, com exceção das barras estruturais, cria junto às janelas uma redoma de vidro ao redor dos ocupantes.
Big Brother
Aclamada por seus equipamentos fotográficos, a Sony colocou nada menos que 40 sensores no Vision-S. São 18 câmeras, 18 radares e quatro LIDARs, que escaneiam o ambiente em 3D, via laser.
Isso é quase o dobro dos sensores embarcados nos Tesla, mas não significa que o Vision-S já sairá da concessionária (ou da loja de gadgets) dirigindo sozinho até sua casa.
Inicialmente, esse aparato servirá apenas a funções mais comuns, como estacionamento automático, auxílio de mudança de faixa e frenagem de emergência. À medida que for ganhando confiança, a Sony pretende atualizar, via internet, os software dos carros, chegando a níveis de automação superiores ao carros de Elon Musk atualmente.
Alma gamer
Se você considera o Playstation 5 o melhor eletrônico da Sony, é porque não viu o interior do Vision-S. Todo seu painel dianteiro é composto por displays, que se dividem em central multimídia e controles, ao meio, e uma espécie de tablet embutido sobre o porta-luvas. Nas extremidades, telas independentes exibem imagens dos retrovisores.
Os ocupantes traseiros terão disponíveis duas telas de 10,1 polegadas. Todos os visores trazem tecnologias como HDR e alto brilho para permitir uma visão plena, independente da luminosidade externa.
Obviamente a Sony não deixaria seu xodó de fora do Vision-S, e será possível jogar Playstation 5 nas telas do EV, aproveitando o potencial de suas telas de alta resolução e contraste. A conexão será feita via nuvem: o PS5 fica em casa e a jogatina ocorre de modo semelhante ao Google Stadia e GeForce NOW, em conexão de baixa latência – que se tornará viável com o 5G.
Tão importante quanto, os sons do PS5 e das outras mídias funcionarão à base do sistema 360 Reality Audio, que cria uma esfera virtual através de cada assento, permitindo aproveitar ao máximo a mixagem 5.1 ou 7.1.
Desempenho
Não adianta um luxuoso carro elétrico que não cumpre sua missão primordial. Por isso, a Sony garante que os dois motores, um para cada eixo, serão capazes de entregar até 200 kW cada, totalizando 536 cv de potência (a Sony não informou o torque).
Os 2.350 kg do Vision-S deverão ir de 0 a 100 km/h em 4.8 s, atingindo velocidade máxima de 240 km/h. Com 4,9 m de comprimento, 1,5 m de altura e 1,9 m de largura, o EV tem vão livre de 12 a 13,5 cm e vem equipado com rodas grandes, de aro 21.
No momento, o Vision-S já está sendo testado em estradas públicas da Áustria, onde é produzido pela Magna. Com base nessa experiência, a Sony definirá prazos de lançamento e vendas ao redor do mundo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.