A Volkswagen segue com os testes de campo para seus vindouros carros elétricos e acabou de divulgar o resultado de um deles. A montadora colocou um VW ID.4, seu SUV 100% elétrico para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro e conseguiu fazer o trajeto sem a necessidade de realizar recargas, cumprindo os 456 km sem maiores problemas.

Segundo a montadora, um ID.4 First Edition Azul, munido de uma bateria de 77 kWh e que lhe rende autonomia de 522km no ciclo WLTP, o mesmo usado na Europa, saiu da fábrica da Volks, em São Bernardo do Campo/SP, e foi para o Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro.

Ao chegar no destino final, o SUV elétrico surpreendeu e ainda marcava 131km de autonomia restante, ou 18% do total de sua bateria. A viagem, segundo a Volkswagen, foi feita com o ar condicionado ligado em 22ºC, todos os sistemas de segurança ativados e o sistema de direção selecionado no modo conforto, deixando o carro com um comportamento padrão.

O VW ID.4 tem ótima autonomia e mostrou ser capaz de fazer grandes viagens (Imagem: Divulgação/ Volkswagen)

Para o melhor funcionamento do carro elétrico, a eficiência térmica também é um ponto de atenção e, segundo a Volkswagen, as diferentes temperaturas que o ID.4 presenciou no trajeto não afetaram tanto seu desempenho. Na saída, em São Bernardo, os termômetros marcavam 17ºC, enquanto na chegada, no Rio, estava bem mais quente: 30ºC.

Houve, também, momentos de regeneração de energia em trechos onde havia a possibilidade de usar o modo “B” no câmbio do carro, que ativa os freios motores para aproveitar os freios e levar um pouco de carga à bateria. Segundo a marca, perto de 2% de autonomia foi alocada nesse modo durante o trajeto.

A expectativa é de que o ID.4 chegue ao Brasil em 2023 (Imagem: Divulgação/ Volkswagen)

De acordo com a Volkswagen, a velocidade média da viagem foi de 60km/h, com momentos de mais ação com os 204cv do motor do ID.4 sendo usados em, toda a sua capacidade.

Quanto o Volkswagen ID.4 chega o Brasil?

A expectativa é de que a Volkswagen lance tanto o ID.4 quanto o ID.3 somente em 2023, após todos os testes serem concluídos. Na Europa, eles possuem diferentes versões, com várias opções de motor e bateria, algo que não deve acontecer por aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here