O carro de corrida voador elétrico voou pela primeira vez na Austrália, em preparação para uma série de corridas de aeronaves pilotadas remotamente ainda este ano. O multicóptero Alauda Airspeeder Mk3 de quatro metros fez seu primeiro vôo de teste não tripulado no deserto do sul da Austrália.

Theguardian.com

Pesando 130 kg, a aeronave tem empuxo específico que supera o de alguns caças modernos. O fundador da Alauda Aeronautics, Matthew Pearson, disse que a aeronave testada competirá em corridas no estilo Fórmula 1, com até dez aeronaves semelhantes participando de cada uma das “corridas”. Três dessas corridas estão planejadas para 2021, a data e o local ainda não foram anunciados. Os veículos elétricos voadores viajarão a velocidades entre 150 e 250 km / h, dependendo do terreno, disse Pearson.

Há um lugar para o piloto na cabine do veículo, mas no momento o controle é feito à distância: um robô senta na cabine, conectado ao piloto no solo. O mecanismo duplica todas as ações do piloto, como se ele mesmo controlasse a aeronave. No caso de corridas por controle remoto sem problemas, a empresa espera permitir que humanos voem no futuro. É importante notar que, para evitar colisões no ar, o Alauda Airspeeder Mk3 está equipado com sensores LiDAR e um sistema de radar.

O veículo é alimentado por bateria de polímero de lítio que dura 15 minutos de vôo. Cada corrida terá duração de 45 minutos, exigindo dois pit stops para troca da bateria, o que leva cerca de 20 segundos.

Pearson disse que espera que a série Airspeed EXA melhore a segurança dos veículos voadores. É importante notar que muitos analistas e cientistas veem grandes perspectivas em veículos elétricos voadores compactos. Espera-se que em um futuro não muito distante, o transporte aéreo compacto comece a ser utilizado para a entrega de mercadorias e, posteriormente, para o transporte de passageiros.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here