O câmbio manual está morrendo, pelo menos aqui no Brasil, onde os preços altos dos carros novos obrigam os consumidores a adotar a transmissão automática como forma de compensação.

Nos EUA e Europa, a oferta de carros manuais se mantém boa, como exemplo até do recente Novo Opel Astra, que aparece nas imagens oficiais com a boa e velha alavanca.

Contudo, mesmo na Europa, com a eletrificação avançando, mudar de marchas manualmente parece algo fadado à extinção em breve.

Bom, isso é o que pensamos até agora, mas ações como da Toyota, parece indicar-nos que o futuro não será assim tão estranho com os carros elétricos.

Uma patente descoberta, revela que a Toyota planeja uma transmissão manual para carros elétricos. Parece insólito, mas a BYD já fez isso com o modelo e5, todavia, voltado para autoescolas na China.

Pensar num carro elétrico manual não é de todo esquisito, dado que existem modificações de carros comuns para elétrico no Brasil, que mantém a caixa de mudanças e sua alavanca.

De volta à Toyota, a patente registrada nos EUA, faz o mesmo que a atual transmissão CVT faz em muitos modelos nacionais e importados, simula marchas.

Carro elétrico manual? Toyota patenteia velho câmbio

Só que no caso da japonesa, ela vai um pouco além de oferecer apenas borboletas atrás do volante. No diagrama há um sensor de posição do pedal, um seletor de marcha e, pasmem, um pedal de embreagem.

Além disso, a patente indica ainda que o gerenciamento eletrônico converterá os movimentos feitos pelo condutor em ações do propulsor elétrico, simulando assim as reações de um motor a combustão com caixa manual.

Serão três modos de condução, todos baseados no comportamento de um motor a combustão com transmissão manual, de modo a dar ao condutor a mesma sensação de dirigir seu velho carro.

Um dos modos deve-se acionar alavanca e pedal de embreagem. Noutro, a agilidade nas trocas de marcha com embreagem são acentuadas.

Já na terceira, a sensação das trocas se mantém com simulação, mas não é necessário executar as ações de mudança e acionamento do pedal.

Será que isso manterá o prazer que fazer as coisas com mão e pé?

[Fonte: FCE]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here