A marca você conhece e o carro, de certa forma, também… Embora o carro elétrico esteja dominando o cenário futuro do mercado automotivo mundial, já existe cemitério de veículos elétricos e isso você pode encontrar na China.
Uma frota enorme de Lifan 320 (lembra dele?) em versão elétrica, jaz em um pátio no país asiático e pertenciam à empresa Pand-Auto, que tinha um serviço parecido com o do Uber e atuava em 12 cidades na China.
Com 4 milhões de usuários e 20 mil carros elétricos, inclusive de outras marcas, como o Chery eQ (modelo novo), a Pand-Auto era uma empresa promissora até 2018. A companhia chegou a fechar uma parceria com a Lifan.
Esta forneceu milhares de unidades do LF 330EV, uma versão elétrica do “clone” do MINI Cooper. Mantendo seu serviço de transporte por aplicativo, a Pand-Auto estava muito bem.
Contudo, ela ambicionou ter um serviço de carro autônomo e, novamente, se uniu à Lifan para isso. Na cidade de Xunquim, a Pand-Auto testou a tecnologia por um mês e foi um fracasso.
Então, a bancarrota veio através da Lifan, que entrou em processo de falência no fim de 2020 e foi adquirida por uma nova empresa, porém, a seguir entrou novamente com pedido de recuperação.
No processo, tendo dívidas de US$ 4 bilhões e boa parte em dinheiro depositado pelos usuários do serviço, a Pand-Auto também entrou em falência, buscando liquidar ativos para indenizar os clientes.
Então, a enorme frota de 20.000 carros elétricos foi parar nos pátios e lá está, desmanchando ao saber do clima. Um dos locais foi descoberto e as imagens foram parar no Reddit.
Nas imagens, dá para notar que os carros estão muito sujos, porém, parecem inteiros. Pelo menos por fora. O maior problema nesse caso são as células de energia, que podem estar avariadas.
De qualquer forma, é um enorme desperdício que 20 mil carros elétricos estejam condenados a se desmanchar no tempo, quando o país precisa “para ontem” reduzir as emissões de seus carros. Quem aí tem um Lifan 320?
[Fonte: Hypeness]