A Adden Energy, startup americana que usa uma licença de tecnologia Escritório de Desenvolvimento de Tecnologia de Harvard, criou uma bateria que pode impulsionar o segmento dos carros elétricos, já que é capaz de obter uma carga de 100% em apenas três minutos.
Além da ótima capacidade de carregamento a bateria pode resistir a até 10 mil ciclos ao longo de sua vida útil que, na prática, representa algo na casa dos 15 anos sem a necessidade de trocar a bateria.
VEJA TAMBÉM:
Isso resolveria outro grande impasse a respeito do carro elétrico, visto que muita gente ainda tem o pé atrás com relação à vida útil das caríssimas baterias.
A bateria, no entanto, ainda não está pronta para a comercialiazação e existe uma série de desafios que precisam ser abordados antes de começar a produção em escala industrial. Mas, mesmo assim, a Adden Energy acredita que as primeiras unidades comerciais possam aparecer entre três e cinco anos.
O componente é feito de ânodos de metal-lítio de estado sólido que são protegidos por uma técnica que o risco de desenvolvimento de dendritos. Para aplicar essa técnica os pesquisadores precisaram desenvolver um eletrólito especificamente para essa ocasião. Esse eletrólito possibilita atingir uma densidade de corrente extremamente alta sem qualquer penetração de dendrito de lítio.
As baterias em estado sólido tem se tornado uma grande aposta no mercado dos carros elétricos. Além de serem mais baratas e limpas que as baterias líquidas, elas proporcionam maior autonomia e menor tempo de recarga.
Essa nova bateria ainda está em desenvolvimento e os pesquisadores querem torná-la capaz de alimentar aparelhos maiores e, eventualmente, um carro elétrico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: