Contra FATOS não há argumentos, o automóvel elétrico é muito mais eficaz, econômico e agradável de dirigir do que o movido a gasolina. É, portanto, o carro do futuro. 

Divulgação

No Brasil, um dos problemas que comprometem o uso do automóvel ELÉTRICO é a limitação de PONTOS DE RECARGA das suas baterias 

Há  diferentes maneiras de medir o impacto do uso de um CARRO  em relação ao aquecimento global. Para especialistas, a melhor maneira de calcular a emissão de um automóvel é somando os gases que o veículo emite pelo escapamento mais o impacto que a produção do seu combustível provoca no meio ambiente. É a famosa equação “do poço à roda”.

Interessante observar que um mesmo modelo de carro pode apresentar resultados diferentes dependendo do mercado. Esta oscilação ocorre devido a variações, entre elas, a da matriz energética daquele País.

No Brasil, por exemplo, a gasolina conta com até 27% de álcool em sua composição e existem carros que podem rodar apenas com o combustível vegetal. Outro fato é que 84% da energia elétrica vem de fontes renováveis, como a hídrica, a solar e a eólica. Tudo isso cria perspectivas diferentes para cada tecnologia de propulsão.

Aqui, o carro elétrico vira uma opção ainda mais sustentável. Mais que o carro híbrido e mais que o FLEX, como mostra tabela abaixo, que considera o percentual médio de emissão de CO2 equivalente por tipo de propulsão em comparação com carros puramente a gasolina.

A conta leva em consideração a média de eficiência energética dos automóveis vendidos no País e participantes do programa de etiquetagem veicular do Inmetro, tendo os resultados comparados com um carro puramente a gasolina.

Os cálculos foram feitos de acordo com uma metodologia inovadora em elaboração pela AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), que aplica a intensidade de carbono da matriz energética local.

“Dentro do conceito do poço à roda, tanto um veículo FLEX quanto um híbrido, traz ganhos ambientais importantes em relação a um movido puramente a gasolina. Um carro elétrico é aproximadamente 10 vezes mais eficiente, em média, até porque é o único que consegue conciliar a eficiência do motor elétrico com a matriz energética predominantemente limpa do Brasil. Tudo isso porque o “EV” roda em tempo integral no modo zero emissão,  nem escapamento tem”, explica Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul.

Completa linha de carros 0 emissão

O segmento dos carros 100% elétricos é o que mais cresce no mundo. Representaram mais de 7% das vendas de automóveis e comerciais leves em 2021.

Políticas voltadas à redução de emissões, maior conhecimento dos benefícios dos carros zero emissão e o aumento no preço dos combustíveis são fatores que contribuem para o maior interesse global pelos EVs, assim como a maior oferta de modelos e a redução da diferença de preço em relação aos demais tipos de carros.

A tendência é que a venda de carros elétricos e eletrificados continue a crescer também no Brasil. Estudo do BCG divulgado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê que dois terços dos veículos vendidos no País serão eletrificados até 2035, caso as empresas sigam por aqui tendências globais.

A General Motors anunciou recentemente que tem o compromisso de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, com uma completa linha de veículos zero emissão.

A empresa revelou os futuros lançamentos da marca Chevrolet na região para o segmento. Entre as novidades estão o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV. A ofensiva da empresa rumo a eletrificação foi iniciada em 2019, com a comercialização do Bolt EV exclusivamente no Brasil.

Com sua visão de um futuro com “Zero acidente, Zero emissão e Zero congestionamento”, a GM tem o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040. Como parte deste plano global, a empresa está investindo USD 35 bilhões no desenvolvimento de 30 veículos elétricos e autônomos até 2025. Além disso, está continuamente melhorando a eficiência de seus veículos a combustão.

Sobre a Chevrolet

Fundada em 1911 em Detroit, a Chevrolet é hoje uma das maiores marcas automotivas do mundo, presente em quase 80 países, com aproximadamente  2,7 milhões de carros e pick-ups vendidos em 2021. O portfólio Chevrolet inclui veículos elétricos de zero emissão e veículos a combustão de elevada eficiência energética, que apresentam alto desempenho, design atraente, recursos de segurança passivos e ativos, além de tecnologias intuitivas e inovadoras. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site comercial da marca, no de notícias e no perfil do Twitter.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here