As vendas globais de carros elétricos tiveram alta de 140% no 1º trimestre deste ano, de acordo com relatório publicado nessa 3ª feira (27.abr.2021) pela IEA (International Energy Agency).
O número de veículos elétricos comercializados no período chegou a 1,1 milhão. O maior crescimento ocorreu na China e na Europa, segundo o levantamento (íntegra – 10 MB).
Nos primeiros 3 meses de 2021, foram vendidos cerca de 500.00 veículos elétricos no país asiático e 450.000 no continente europeu.
O crescimento das vendas nessas localidades foi impulsionado pelo maior rigor das medidas de redução de emissões de CO2 e subsídios governamentais.
O estudo não mostra dados específicos do Brasil, incluído na categoria “outros” ao lado de Austrália, Canadá, Chile, Índia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, África do Sul e Tailândia. O grupo soma menos de 10% do total das vendas em 2020 e no 1º trimestre de 2021.
MERCADO ALHEIO À PANDEMIA
A pandemia do novo coronavírus reduziu as vendas globais de automóveis em 16% em 2020. As vendas de veículos elétricos, no entanto, saltaram 41%. Foram cerca de 3 milhões de automóveis vendidos no ano passado.
A resiliência das vendas de carros elétricos frente à pandemia foi motivada por 3 pilares principais, segundo o estudo:
- Estruturas regulatórias de apoio: mesmo antes da pandemia, muitos países estavam fortalecendo políticas de redução de emissões de CO2;
- Incentivos adicionais: alguns países europeus aumentaram suas compras incentivos e a China atrasou a eliminação gradual de seu esquema de subsídios;
- Custo da bateria: o número de modelos de automóveis expandiu e o custo da bateria se manteve.
Continuar lendo