O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) desenvolveu um protótipo de carro híbrido que pode revolucionar o mercado automotivo. O projeto, chamado de Veículo Interurbano (IUV), funciona mesclando funções de um veículo elétrico e, ao mesmo tempo, abastecido por hidrogênio, proporcionando uma autonomia de 1.000km.

Oficialmente, o DLR considera que o IUV é um veículo híbrido de célula de combustível plug-in. Isso acontece porque ele combina uma célula de combustível com potência de 45kW, um tanque de pressão de hidrogênio de 700 bar e 7,5kgs de armazenamento, e uma bateria de 48 kWh.

Tudo isso, somado ao fato de um carro pesar apenas 250kgs e ter um motor com potência de 185cv, proporcionam uma condição para que o IUV possa trafegar por até 1.000km com uma única “carga”, por assim dizer. A velocidade máxima é de ótimos 180 km/h.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Esse peso foi proporcionado graças aos materiais utilizados na construção do protótipo. Segundo o DLR, o carro é feito basicamente de polímeros reforçados com fibra, fundidos com alumínio.

Protótipo do IUV mostra como é sua estrutura, feita de materiais leves (Imagem: Divulgação/ DLR (Centro Aeroespacial Alemão))

“Este projeto envolveu a construção de um protótipo de carroceria para uso no banco de testes. Esse modelo dá uma primeira impressão de como o veículo pode parecer na prática, além de facilitar o desenvolvimento de componentes e tecnologias-chave. Com esse protótipo, podemos ver onde há espaço para melhorias e o que pode ser alcançado daqui para frente com parceiros da indústria e pesquisas”, disse Sebastian Vohrer, gerente do projeto IUV dentro do DLR.

Como ele é reabastecido?

O processo de reabastecimento do IUV em um posto de hidrogênio leva praticamente o mesmo tempo que os sistemas convencionais. A bateria também pode ser carregada separadamente, por meio de corrente elétrica, como se fosse um carro plug-in. A célula de combustível está localizada na frente do carro e a bateria atrás.

Arte mostra o IUV em sua versão “final” (Imagem: Divulgação/ DLR (Centro Aeroespacial Alemão))

Como o carro tem mais de 5 metros de comprimento, tudo pode ser bem espalhado para garantir não apenas uma melhor distribuição do peso, mas também para favorecer a eficiência energética, já que ela depende também de fatores como a temperatura do veículo.

Qual é a proposta do IUV?

Com sua autonomia gigantesca e a capacidade de levar até 5 passageiros (contando com o motorista), espera-se que o IUV, caso se torne um produto real, seja usado para longas viagens interurbanas, ou que seja, talvez, a base para outros carros e veículos eletrificados.

O DLR não definiu prazos e nem se arriscou a dizer se vai levar o projeto para fins comerciais.

Fonte: DLR

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here