Muito se fala em ‘carro voador’, mas até o momento não houve nenhuma prova concreta de que eles finalmente chegaram ao mercado e estão circulando, ou melhor, voando livre, leve e solto por aí.
Apesar disso, há uma empresa holandesa, a Pal-V
, que pretende mudar este cenário, e incluir de vez o seu carro voador no mercado, o ‘Liberty’, ou ‘Liberdade’.
Ela garante que, pelo menos, vai tentar e apostar todas as suas fichas nesse novo negócio.
O Liberty
é uma espécie de carro-helicóptero
, movido por um motor duplo que o leva a velocidades de 160 km/h
no solo e 140 km/h
no ar. Por ser um veículo ‘híbrido’, ele exigirá uma carteira de motorista e uma de voo, com a última prontamente disponível para aqueles que desejam fazer 35 horas de treinamento de piloto.
Hoje para colocá-lo em produção seu valor seria de 499.000 euros (ou o equivalente a R$ 3.215.955 nas taxas de câmbio de hoje), ou seja, não é nenhuma pechincha. Mas produto final foi exibido há quase quatro anos e houve uam série de contratempos para ficar pronto para ser vendido.
Apesar de alguns imprevistos como a crise de saúde global, a empresa anunciou no início deste ano que o Liberty
completou a base de certificação completa com a European Union Aviation Safety Agency (EASA).
Além disso, quase dez meses depois desse momento, a Pal-V
fez uma parceria com a Airtificial Aerospace & Defense para a fabricação em série de tanques de combustível, peças de carroceria, hélices e pás de rotor. Eles serão feitos de materiais compostos, uma escolha destinada a reduzir o peso da máquina para 664 kg.
A Pal-V
diz que a produção do ‘carro voador’ Liberty
está prestes a se tornar realidade, mas não explicou exatamente quando será. Enquanto isso não acontece, vamos continuar sonhando, porque afinal de contas, o céu é o limite.