No caso dos carros 100% elétricos, o processo é diferente. Os veículos avaliados fazem testes em pista e medição de consumo em laboratório, seguindo as normas da ABNT NBR 7024. Entretanto, de acordo com o Inmetro, é preciso comparar os resultados com os de veículos que utilizam combustíveis diferentes. Ou seja, etanol e/ou gasolina e diesel. Assim, os dados são convertidos para Joule (J). Essa unidade, portanto, mede a quantidade energia necessária para um determinado deslocamento.

Além disso, a conta considera quanto o carro elétrico consome em kW/100 km na comparação com um similar a combustão. Cabe salientar, portanto, que o ranking dos elétricos mais econômicos do País é baseado no consumo médio em cidade. Diferentemente dos modelos com motor a combustão, esse é o melhor cenário para os movidos a energia elétrica. Afinal, quanto mais um veículo elétrico desacelera, por exemplo, mais recupera energia durante a condução. Confira a lista:

1) JAC E-JS1

JAC/Divulgação

Consumo na cidade: 60,3 km/l – Consumo na estrada: 52,9 km/l
Consumo energético: 0,36 MJ/km

O subcompacto tabelado a R$ 159.900 é feito na China pela Si Hao, empresa formada pela união da JAC Motors com a Volkswagen. Tem motor com potência equivalente a 61 cv e torque de 15,3 mkgf. De acordo com a fabricante, suas baterias são livres de cobalto e a capacidade é de 30 kWh. Como resultado, a autonomia chega a 300 km.

2) Renault Kwid E-Tech

DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Consumo na cidade: 52,7 km/l – Consumo na estrada: 39,6 km/l
Consumo energético: 0,44 MJ/km

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here