Recarregar um carro elétrico ou abastecer um carro a combustão: qual é a opção mais vantajosa do ponto de vista financeiro? Com o aumento significativo das vendas de carros elétricos no Brasil, essa é uma questão que se torna cada vez mais relevante.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros elétricos em 2021 foram 76% maiores em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento do tráfego de carros elétricos no país tem chamado a atenção não só dos consumidores, mas também das empresas que oferecem serviços relacionados à mobilidade.

No entanto, é preciso garantir que os condutores de carros elétricos não passem por burocracias ao recarregarem seus veículos. Embora o investimento inicial possa ser alto, os benefícios financeiros a longo prazo compensam esses custos iniciais. Um dos principais benefícios está no valor da recarga de um carro elétrico, que é significativamente mais baixo do que o preço dos combustíveis.

O engenheiro Carlos Gabriel Bianchin, especialista do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Lactec, realizou cálculos que comprovam que recarregar um carro elétrico é mais vantajoso do que abastecer um carro a combustão. Para chegar a essa conclusão, ele considerou um automóvel com autonomia média de 300 quilômetros, calculando os valores de recarga por minuto em diferentes potências:

Fonte: Carros elétricos são mais econômicos? Veja comparativo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here