A Caterham revelou dois protótipos do Seven elétrico, que prometem manter a leveza e maneabilidade dos modelos a combustão, mas com zero emissões. Estes modelos farão sua estreia mundial no Goodwood Festival of Speed, em julho deste ano, e foram preparados pela Swindon Powertrain, especialista na construção de motores para o BTCC.

Um dos principais desafios da Caterham em desenvolver um carro elétrico foi manter a sua característica leveza e desempenho, uma vez que as baterias pesam consideravelmente mais do que os motores a combustão. Porém, a marca conseguiu contornar este obstáculo, graças à posição estratégica da bateria, que foi colocada no lugar do motor a combustão e da transmissão. Com isso, a Caterham conseguiu manter a distribuição de peso semelhante ao carro a gasolina.

Os protótipos contam com uma bateria de 50,8 kW (38 dos quais utilizáveis), que é capaz de rodar por 20 minutos em pista e carregar totalmente em apenas 15 minutos em uma tomada de 150 kW. A arquitetura elétrica é de 400V. Na bagageira do veículo foi encaixado um motor elétrico “transaxle” de 243 cv e um diferencial autoblocante. Esse layout exigiu a utilização de uma suspensão traseira com eixo de Dion – uma solução mais compacta comparada com a suspensão independente do Seven CSR.

A carroceria dos protótipos é “alargada”, a mesma utilizada na geração mais recente do Seven. Com a bateria se estendendo pelo túnel de transmissão, o peso total dos protótipos é de 701 kg – apenas 75 kg a mais do que a versão de combustão interna mais potente do Seven – o que torna a nova versão elétrica o carro de produção mais leve do mundo.

Os protótipos foram desenvolvidos para cumprir a aceleração de 0-100 km/h em cerca de 4 segundos, o que é ligeiramente inferior à versão de topo do Seven a combustão interna, que o faz em 3,4 segundos. No entanto, a Caterham espera que esses protótipos possam abrir caminho para um eventual modelo de produção.

Em resumo, o Seven elétrico da Caterham é um protótipo altamente promissor que deverá atrair muitos olhares no Goodwood Festival of Speed. A fabricante soube contornar de forma inovadora o obstáculo do peso das baterias, ao posicionar a bateria onde antes ficava o motor a combustão e a transmissão, mantendo a distribuição de peso semelhante ao carro a gasolina. Com um desempenho igualmente empolgante, o Seven elétrico poderia ser o primeiro modelo de produção da Caterham movido por motores elétricos. Resta agora esperar para saber quando a fabricante começará a colocar esta nova proposta em prática e trazer mais um veículo elétrico de alta performance para o mercado.

Fonte: Caterham revela protótipo elétrico com 700 kg

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here