Os carros da Volvo vendidos no mercado brasileiro passam a trazer como item de série a Care Key, chave adicional que permite restringir qual será a velocidade máxima permitida para aquele carro.
Essa programação é feita pela central multimídia do Volvo
, usando a chave principal, que é a única habilitada para programar, modificar ou retirar a restrição de velocidade. É possível configurar qualquer limite entre 50 e 180 km/h, com incremento de 1 km/h.
Feita essa programação, basta abrir o veículo com a Care Key — que se diferencia da comum pela capa na cor laranja — para que o veículo se configure automaticamente. Para avisar o condutor da restrição, um aviso é dado por meio de uma luz de alerta.
De acordo com a Volvo, a solução foi pensada para aumentar a segurança de famílias com filhos jovens e que utilizam o carro dos pais e faz par com a decisão da marca sueca de limitar a 180 km/h a velocidade máxima de todos os carros produzidos pela empresa.
Nova nomenclatura
A marca sueca anunciou ainda a mudança global dos nomes dos carros híbridos e elétricos da empresa, que ganham o sebrenome Recharge.
Com a mudança, o Volvo XC40
híbrido — que estreou recentemente no mercado brasileiro — passa a ser chamado oficialmente de XC40 Recharge Plug-in Hybrid R-Design, enquanto o elétrico vira XC40 Recharge Pure Electric.
“A adoção do nome Recharge nos veículos é mais uma marca que estamos deixando em eletrificação e o Care Key
destaca o compromisso da marca com a segurança, que vem desde a nossa origem em 1927. Desde que inventamos o cinto de segurança de três pontos em 1959, salvamos mais de um milhão de vidas. Com essas ações, queremos salvar ainda mais”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo
Car Brasil e Head of Latin America Hub.