O cheque para a compra de carro elétrico vai continuar disponível no próximo ano, segundo uma versão preliminar do Orçamento do Estado para 2021 (OE 2021) a que o Jornal Económico teve acesso.
“No âmbito das medidas da ação climática é mantido o incentivo à introdução no consumo de veículos de zero emissões, financiado pelo Fundo Ambiental”, pode-se ler no documento.
O valor do ‘cheque’ para o carro elétrico ainda terá de ser definido “nos termos a definir por despacho do membro do Governo responsável pelas áreas do ambiente e da ação climática”.
O cheque atual em vigor previa a atribuição de quatro milhões para a compra de veículos elétricos este ano, restando agora saber qual vai ser o valor em vigor para o próximo ano.
Este apoio é também extensível a “motociclos de duas rodas e velocípedes e a ciclomotores elétricos”.
Simultaneamente, esta versão do OE 2021 também determina que vai comprar 200 carros elétricos para a administração pública.
“Em 2021, o Governo dá continuidade, através do Fundo Ambiental, ao programa de incentivo à mobilidade elétrica na Administração Pública, apoiando a introdução de 200 veículos elétricos exclusivamente para organismos da Administração Pública, incluindo o local, para os quais os veículos sejam indispensáveis à sua atividade operacional”, segundo esta versão do OE 2021 que determina que este apoio deve “privilegiar os territórios de baixa densidade”.