O Chevrolet Equinox 2024 foi anunciado também na CES 2022 e será realidade a partir de 2023. Com preço na casa dos US$ 30.000, o crossover agora será elétrico e pode chegar ao Brasil, visto que sua produção deve ocorrer no México.
Anunciado ao lado da proposta de uma Blazer EV, o Equinox EV terá a plataforma escalável Ultium, garantindo assim a sinergia com a Silverado 2024 e a GMC Sierra Denali 2024, bem como com a GMC Hummer e outros produtos da GM.
Numa concepção de plataforma tipo skate, o Chevrolet Equinox 2024 ainda não teve o local de produção confirmado, mas informações anteriores davam conta que a GM estenderá a produção de carros elétricos para o México, enquanto o Canadá ficará exclusivamente com a Bright Drop.
Mesmo que não seja feito em Ramos Arizpe ou Silao, o Chevrolet Equinox 2024 entraria no Brasil com isenção de imposto de importação por ser um carro elétrico, mas o México ajudaria a reduzir os custos para a GM, ampliando sua margem e garantindo a manutenção do preço.
A proposta de US$ 30.000 coloca o Chevrolet Equinox 2024 abaixo de rivais como Tesla Model Y e VW ID.4. Todavia, o novo carro pode não inviabilizar o modelo atual, que já teve patente registrada na China com versão 100% elétrica.
A GM pode com isso dispor futuramente de dois Equinox, um chinês e outro americano, o modelo revelado hoje. Também se fala que a próxima geração do SUV emergente terá a base VSS-F e isso indica sua atuação na China e América Latina.
Se a GM não usar San Luis de Potosi como planta para esse futuro Equinox emergente, a Argentina surgirá como candidata.
Voltando ao Novo Equinox “americano”, a proposta é de um crossover de porte aparentemente igual ou maior que o atual.
Com linhas bem expressivas, valoriza muito a frente sem grade para enaltecer sua proposta elétrica e também as colunas C, indicando uma posição intermediária entre o Bolt EUV e a futura Blazer EV.
Por dentro, o painel é muito parecido com o da Silverado 2024, com telas digitais grandes e acabamento personalizado com toque bem esportivo na RS.
Como a base Ultium até agora só mostrou carros grandes, esse Chevrolet Equinox 2024 deve resgatar a geração anterior do modelo nos EUA, voltando a ser grandalhão. Isso também indica que a Blazer 2024 será igualmente maior que a atual e possivelmente com sete assentos.
Por ora, a GM confirmou apenas as versões LT e RS do Equinox 2024. Outros detalhes não foram revelados, mas por seu porte menor que a da Silverado 2024, o crossover deve ter autonomia inferior aos 644 km da picape, assim como potência menor.