Chinesa Aiways revela robô de recarga rápida para carros elétricos

A startup chinesa Aiways está entrando no mercado europeu com um SUV elétrico chamado U5. A proposta é de oferecer não só um veículo, mas um conceito de mobilidade urbana que agora chega em um novo nível, com um robô para carregamento automático do veículo.

Como se sabe, algumas marcas apostaram na indução elétrica para recarga das baterias, porém, nem sempre as vagas dedicadas são respeitadas pelos demais motoristas. Isso sem contar as vagas insuficientes que podem surgir num dia movimentado.

Chinesa Aiways revela robô de recarga rápida para carros elétricos

Assim, a Aiways desenvolveu um robô chamado CARL, que vai até o carro do usuário, abre remotamente a portinhola da tomada e insere o plugue, iniciando a recarga. Todo o processo é autônomo e contratado por um aplicativo de smartphone.

De acordo com a Aiways, o CARL pode recarregar carros de outras marcas, desde que o conector seja do mesmo padrão da empresa. O robô é tido como mais eficiente em cargas rápidas de 80%.

O tempo de recarga é de 50 minutos em uma bateria de 60 kWh, mas ele também terá uma versão de 30 kWh. Utilizando um sistema de navegação GPS muito preciso, ele encontra a localização do veículo.

Chinesa Aiways revela robô de recarga rápida para carros elétricos

No caso de um terceiro, o app marca a localização do carro parado e depois à repassa para o CARL, que se dirige até lá para recarga. Para a marca chinesa, o futuro será atrelado aos serviços de robôs.

Na Europa, a Aiways registrou sete patentes do CARL e espera estar na vanguarda desse serviço nos próximos anos. Contudo, também terá companhia, já que a Volkswagen apresentou um projeto semelhante há algum tempo, mas ainda não executado.

Chinesa Aiways revela robô de recarga rápida para carros elétricos

O Aiways U5 é um SUV elétrico com 4,680 m de comprimento, 1,865 m de largura, 1,700 m de altura e 2,800 m de entre eixos. Com cinco lugares, tem 432 litros no porta-malas e pode levar até 1.555 litros com o rebatimento traseiro.

O motor elétrico dianteiro tem 200 cavalos e 32 kgfm. Sua bateria tem 63 kWh e o alcance é de 400 km no ciclo WLTP. A Aiways prepara um segundo modelo, o U6, que será um crossover cupê.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here