A Citroën lança o C4X e sua variante elétrica, ë-C4 X no mercado europeu. O carro é uma evolução do C4 atualmente vendido na Europa, trazendo uma carroceria SUV coupé mais alongada que o C4 tradicional.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade apresentada pelos novos modelos ë-C4 X e C4 X
, pois eles contribuem significativamente para a nossa presença de marca e objetivos de expansão de vendas, especialmente para mercados internacionais, bem como a Europa”, disse Vincent Cobée, CEO da Citroën.
O C4 X
e sua variante elétrica possuem o mesmo visual dianteiro do modelo “tradicional” com os faróis em dois elementos, sendo um deles um fino LED que funciona como DRL e se conecta com o Duplo Chevron da Citroën.
O novo Citroën
é envolvido por plásticos acinzentados nas caixas de rodas, base dos para-choques e nas portas possui os airbumps
, que dão proteção adicional contra pequenas colisões por conta de sua abertura em estacionamentos, por exemplo, e reforçam o visual SUV do C4 X
.
A diferença para o C4
aparece a partir da coluna central, com o X tendo um entre eixos 9 cm maior, totalizando 2,76 metros e nas dimensões totais, seus 4,6 metros de comprimento, o dão tamanho similar ao C4 Lounge
sedã vendido no Brasil até 2020, com a maior diferença estando na altura.
A maior diferença para o C4
europeu é a traseira, que agora além de ter sido alongada, conta com novas lanternas, que ajudam a aumentar ainda mais a percepção de se tratar de um carro sedã.
O carro comporta cinco adultos com conforto, é equipado com teto panorâmico
nas versões topo de linha e possui um amplo porta-malas, de até 510 litros de capacidade e que pode ser expandido ao rebater os bancos.
No interior há materiais de alta qualidade, com um desenho moderno
, a central multimídia “My Citroën Drive Plus” possui tela de 10 polegadas e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
O painel também é digital e pode ser customizável e pode ser complementado com um sistema de Head-up-Display
que projeta informações no para-brisa
do veículo, para que o condutor do veículo tenha dados de velocidade, por exemplo, sem tirar os olhos da via.
Os modelos ainda contam com controle de cruzeiro adaptativo
, frenagem automática de emergência que detecta pedestres e ciclistas até à noite, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, câmera 360° de estacionamento.
O modelo elétrico ë-C4
X trará um conjunto de alta eficiência, com motor de 100 kW (136 cv) e 26 Kgfm de torque disponíveis instantaneamente podem levar o ë-C4 X de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e as baterias de 50 kWh permitem 360 km de autonomia no ciclo WLTP.
A Citroën informa que o modelo é compatível com recargas rápidas
de até 100 kW, o que significa que o modelo consegue 10 km de autonomia por minuto carregado nessas condições, e uma carga de 0 a 80% ocorre em apenas 30 minutos.
O C4X com motor térmico
será equipado com propulsores da família PureTech, que são turbo alimentados e contam com injeção direta e irão oferecer 102 ou 130 cv e o câmbio pode ser manual de seis velocidades, ou automático de oito marchas.
A versão Blue HDi
é equipada com um motor 1.5 turbodiesel de também 130 cv e câmbio de oito marchas.
Os novos Citroën C4 X
serão fabricados na Espanha, no Polo Automotivo da Stellantis em Madri, e começará a ser vendido nos principais mercados europeus, asiáticos e no Oriente Médio a partir de outubro.
Não há previsão para o novo C4 X
ou até mesmo sua versão elétrica chegarem ao Brasil, mesmo a Citroën
tendo expandido sua rede de concessionários autorizados a vender e reparar seus modelos elétricos.