Surpresa no fim de semana da terceira etapa da Superseason 2019/2020 do Mundial de Endurance (FIA WEC), as 4h de Shanghai. Depois de conquistar a primeira pole de um protótipo não-híbrido na LMP1 desde 2012, o trio do Rebellion R13-Gibson #1 liderado por Bruno Senna superou as Toyota TS050 Hy oficiais para vencer a prova. O brasileiro, o francês Norman Nato e o norte-americano Gustavo Menezes (filho de brasileiros) chegaram a cair para a sexta posição mas, com o carro mais rápido na pista, se recuperaram para receber a bandeirada na frente.

As duas Ginettas G60LT-AER e o Toyota #7 acabaram punidas por queima de largada. Antes mesmo de completada a segunda hora (e a metade da prova), Nato assumiu a liderança, aproveitando-se da maior velocidade em curva. As restrições do EOP (espécie de Balance of Performance) – fluxo de combustível e nível de energia elétrica recuperada -; limitaram o desempenho dos carros japoneses, que ficaram com a segunda (Sebastien Buemi/Kazuki Nakajima/Brandon Hartley) e a terceira (Kamui Kobayashi/Mike Conway/José Maria López) posições. Com Jordan King, Brandon Harley e Egor Orudhzev, a Ginetta #5 terminou em quarto, a uma volta dos vencedores.

LMP2 e GTE

Na LMP2, vitória para o Oreca Gibson do Team Jota Sport, com Antonio Félix da Costa/Anthony Davidson/Roberto González. O Alpine-Gibson do Team Signatech, com André Negrão, recebeu a bandeirada em quarto na classe.

Vitória na GTE Pro para a Ferrari 488 AF Corse #51, de James Calado e Alessandro Pierguidi (dupla vencedora em Le Mans com Daniel Serra). Os dois Porsches 911 RSR completaram o pódio. Na GTE Am, segunda vitória consecutiva da Aston Martin Vantage TF Sport, com Salih Yoluc/Jonny Adam/Charlie Eastwood.

São Paulo em risco

De acordo com o site norte-americano Sportscar365, o presidente do Automobile Club d’Ouest (ACO), organizador do WEC, manifestou na China preocupação quanto à etapa brasileira, marcada para 1º de fevereiro. Gerard Neveu afirmou que vários aspectos financeiros referentes à prova ainda não foram fechados, o que traz o risco de transferência da prova para outro país.

Mundial de Endurance 2019/2020

Terceira etapa: 4h de Shanghai (CHN)

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here