Após ser apresentado em sua versão mais comportada, o Volkswagen Polo 2022 também apareceu do modo que mais gostamos. Em data simbólica, o novo Polo GTI teve as primeiras imagens reveladas pela VW e ainda ganhou data de lançamento no mercado europeu.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O dia do anúncio coincidiu com o tradicional encontro da linha GTI que ocorre anualmente no lago Wörthersee, na Áustria. Como a edição de 2021 do evento, marcada para o último fim de semana, foi cancelada pela pandemia, a Volkswagen resolveu homenagear seus entusiastas divulgando os primeiros detalhes do esportivo nesta segunda-feira (10).
No que a fabricante classificou como “puro dinamismo e design expressivo” o hatch segue a estética da versão esportiva do Golf e, ao mesmo tempo que mantém a tradição da linha GTI, se conecta aos novos passos da fabricante.
A tradição predomina em questões cromáticas, por exemplo, com carroceria branca decorada em detalhes avermelhados que vão do clássico emblema na grade frontal à nova iluminação da grelha, adornada por faixas vermelhas junto aos leds diurnos que cruzam a dianteira de ponta a ponta. As rodas da nova geração também são visíveis e repetem o desenho utilizado no Golf esportivo.
Já em relação ao Polo convencional, a variante GTI recebeu modificações na porção dianteira inferior, onde a entrada de ar adotou o padrão “colmeia” semelhante ao do Golf. Como no irmão mais velho, os faróis são integrados à peça, gerando efeito geométrico na iluminação.
A Volkswagen não divulgou detalhes da traseira ou interior do carro, mas detalhou características que sustentam (ou ao menos ainda não descartam) a teoria de um GTI híbrido, como torque elevado e “dinâmica excepcional combinada à incrível utilidade cotidiana”. Tudo sem abrir mão de tração dianteira e chassi com ajuste esportivo.
Se tratando do topo de linha do modelo, o GTI tende a oferecer, também, o que de melhor já foi anunciado ao novo Polo, como faróis led Matrix criados pela Audi, luzes de seta dinâmicas, fartas telas multimídia e pacote IQ.Drive Travel Assist, com piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e outros sistemas de nível 2 de automação veicular.
Em termos mecânicos, o mistério continua, mas há apostas de que a atual geração do esportivo, com 200 cv de potência e 32,6 kgfm de torque graças ao motor 2.0 turbo, terá sua unidade de força aproveitada. No fim das contas, todas as especulações serão esclarecidas até junho deste ano, quando o novo Polo GTI será apresentado. Pouco depois o hatch será lançado no continente europeu – sem previsão de chegar ao Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.