Um engenheiro argentino aproveitou a quarentena devido ao coronavírus para executar um projeto dos mais interessantes em seu Renault Kwid 2019. Javier Idzi comprou o modelo com 10 mil km rodados e o transformou em um carro 100% elétrico em apenas dois meses.
Ele é engenheiro e inclusive trabalha como diretor do curso de engenharia mecânica e eletromecânica da Universidade de La Plata.
“Este projeto é totalmente pessoal, o carro, o motor e as baterias são meus. Financiei tudo do meu bolso e fiz porque sou apaixonado por isso”, disse Idzi ao site infoblancosobrenegro.com.
“Em 21 de março tirei o carro da concessionária e trabalhei nele na quarentena. Em 25 de maio, eu o levei para a rua com baterias de chumbo. Então depois coloquei as de lítio nele”.
O modelo tem velocidade final de 110 km/h e autonomia de 100 km. O carro convertido acabou custando a ele cerca de US$ 20 mil (aproximadamente R$ 107 mil) na cotação atual. “Pela metade do preço de mercado tenho um carro 100% elétrico a zero quilômetro”, ainda disse o engenheiro.
“A simplicidade de um motor elétrico em comparação com um motor a gasolina é incrível. Converti um carro elétrico e acabei tirando mais de dois quilos de cabos”, acrescentou Idzi, que agora começou a converter um Renault Kangoo a pedido de uma pessoa de La Plata que conheceu seu trabalho.