Citroën apresenta Ami for All, veículo elétrico com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
A Citroën apresentou seu novo veículo elétrico com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, o Ami for All, durante a feira Autonomic 2023, em Paris. Desenvolvido em parceria com a PIMAS, empresa especializada em conversões para pessoas com mobilidade reduzida, o modelo é uma versão adaptada do Citroën Ami, com design inclusivo para pessoas com deficiência nos membros inferiores, especialmente aquelas que utilizam cadeiras de rodas.
O Ami for All apresenta diversas características que o tornam especialmente acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Entre elas, um ângulo de abertura de porta maior e equipamentos para transferência da cadeira de rodas para o assento do veículo. Além disso, o carro conta com controles mecânicos e manuais para aceleração e frenagem, pomo no volante para facilitar a condução, e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine.
A cadeira de rodas pode ser armazenada no compartimento do passageiro ou no assoalho do carro, contanto que o motorista retire as rodas e as prenda no suporte apropriado para isso. No caso de um segundo passageiro no carro, a cadeira pode ser transportada na parte traseira do Ami for All, em um bagageiro de alumínio.
Para conduzir o carro, não é necessário ter carteira de motorista. Em alguns países, ele pode ser dirigido a partir dos 14 anos de idade.
O projeto foi criado no programa Star*up, que permite que funcionários da Stellantis apresentem ideias à marca. O idealizador do projeto, Christophe Lapeyre, revelou que a ideia surgiu depois de ver alunos da escola de ensino médio do enteado precisarem de auxílio na transferência para veículos adaptados. Lapeyre quis, então, proporcionar a essas pessoas a mesma liberdade que outras têm.
O Citroën Ami for All tem uma velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de 75 km. A bateria é de íons de lítio de 5,5 kWh e fica embaixo do assoalho do veículo, podendo ser recarregada por um cabo elétrico na porta do passageiro. A recarga total em uma tomada convencional de 220 V leva menos de quatro horas.
A Citroën ainda não revelou o preço e lançamento do Ami for All. Porém, o CEO da marca, Thierry Koskas, afirmou que a empresa está “trabalhando para tornar esse projeto viável em curto prazo”. A empresa descreveu o Ami for All como “dentro de um orçamento controlado”. É importante destacar que essa iniciativa é fundamental para que pessoas com mobilidade reduzida ganhem mais autonomia e consigam se deslocar com mais facilidade e conforto.
Fonte: Citroën anuncia carro para pessoas com mobilidade reduzida