Foto: Divulgação

Os carros elétricos e eletrificados estão cada vez mais ganhando as ruas pelo mundo. A Ford, por exemplo, projeta que até 2030 metade de suas vendas sejam de carros elétricos.

No entanto, ao olhar para o passado as sementes dessa ideia foram lançadas na companhia há mais de 100 anos. Em 1913, Henry Ford, fundador da marca, criou um protótipo de veículo elétrico com a ajuda do amigo Thomas Edison, inventor que deu início à revolução elétrica.

+ Ford investe em engenharia; Mustang Mach-E é testado no Brasil
+ Ford Bronco 2023 recebe edição limitada baseada no modelo de 1966
+ Picape policial elétrica? Conheça a Ford F-150 Lightning Pro SSV
+ Ford pretende produzir 2 milhões de carros elétricos em 2026
+ Ford testa robô de recarga para elétricos que atende público PCD

Início da parceria

De acordo com informações divulgadas pela Ford, Henry trabalhou na Edison Illuminating Company, onde conheceu o patrão e foi incentivado por ele a levar adiante o seu projeto de desenvolver um veículo automotor com a tecnologia.

Mais tarde, na mesma época em que a Ford Motor Co. foi fundada, em 1903, Edison desenvolveu a tecnologia de baterias de níquel-ferro para uma variedade de usos.

Thomas Alba Edison e Henry Ford – Foto: Divulgação

A ideia de Ford era utilizar as baterias de Edison em uma linha de carros elétricos que se chamaria “Edison-Ford” e investiu US$ 1,5 milhão no projeto à época. Porém, eles não conseguiram extrair da tecnologia a capacidade necessária para o veículo funcionar a contento e passaram a testar baterias de chumbo, duas vezes mais pesadas.

Ford estava prestes a adquirir 100.000 baterias de Edison para o veículo experimental quando percebeu que ele não poderia competir com os automóveis a gasolina e teve de desfazer o negócio.

Porém, a pesquisa de carros elétricos da Ford não parou. No final do século XX outros protótipos foram construídos, como o Comuta, projetado na Inglaterra e nos EUA em 1967, abrindo caminho para um desenvolvimento em escala comercial na década de 90.

Foi então que apenas em 1996, a Ford lançou o seu primeiro veículo elétrico com emissão zero desenvolvido para venda: a Ranger. Agora, começa a trazer ao mercado uma geração totalmente nova, com a E-Transit, o Mustang Mach-E e a F-150 Lightning.

A Ford destaca que, em homenagem à amizade de Henry Ford e Thomas Edison, anunciou em 2017 a criação do “Team Edison”, equipe global encarregada do desenvolvimento de seus veículos elétricos.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Teste rápido: Toyota Mirai é elétrico a hidrogênio que dispensa bateria, mas está longe do Brasil
+ Benefício Caminhoneiro: tire suas dúvidas sobre o auxílio
+ Lançamento do SUV cupê Fiat Fastback tem data marcada
+ MOTOR SHOW especial de SUVs: guia dos mais vendidos, VW ID.5, teste de consumo do Compass híbrido, segredos e muito mais
+ Teste rápido: Toyota Mirai é elétrico a hidrogênio que dispensa bateria, mas está longe do Brasil
+ Auxílio caminhoneiro: não recebeu? Veja como atualizar o cadastro
+ Fiat promete descontos de até R$ 18 mil para público PCD
+ Compra do Ano 2023/Sedã Compacto: Honda City
+ Licenciamento em SP vence para grupo em agosto; veja como pagar em até 12x
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Honda inicia a pré-venda do novo HR-V; confira os preços



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here