O carro elétrico D1 foi desenvolvido pela Didi Chuxing, dona da 99 no Brasil, e a montadora BYD, que proporciona tecnologias semiautônomas para uso em aplicativos de transporte.
Em termos de visual, o D1 ficou bem “semelhante” ao VW ID.3, hatch elétrico da marca alemã.
Como é o novo BYD D1?
Para atender as necessidades do mercado de transporte por aplicativos, a Didi criou o BYD D1, e para isso se baseou em dados de mais de 550 milhões de passageiros e 31 milhões de motoristas cadastrados. Todos os feedbacks das plataformas do grupo, tanto de motoristas quanto de passageiros foram essencial para dar origem ao BYD.
O estilo do BYD D1 é de um carro compacto e bem completo, tem sistema de direção semiautônoma com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e de colisão com detecção de pedestres. Além disso, a própria Didi criou um sistema de monitoramento. Ele monitora o motorista com alertas de segurança, há uma inteligência artificial que analisa voz e vídeo e tem reconhecimento facial.
Para comodidade e conforto dos passageiros, o D1 oferece duas telas sensíveis ao toque no encosto dos bancos dianteiros, entradas USB e porta traseira corrediça, para facilitar o acesso. A central no meio do painel é responsável por todas as funções do carro. Ela faz a verificação do motorista, embarque, desembarque, pagamento e atendimento ao cliente.
A previsão de estreia do novo BYD D1 é para este mês, apenas por enquanto na cidade de Hunan, na China. De início o D1 vai funcionar como um teste para companhia. Após isso vai integrar a frota de outras cidades para atender mais passageiros e aplicativos.
Meet a world-first: an EV custom-built for ride-hailing and ready to roll in Chinese cities. Equipped with the latest and most thoughtful tech, D1 offers drivers and passengers journeys that are safer, comfier and smarter. Read more: https://t.co/2GRBSWIfGd pic.twitter.com/pTAzonF3pL
— DiDi (@DidiGlobal) November 17, 2020