Um único carro capaz de se transformar em ônibus, van ou até mesmo em um caminhão de entrega. Ainda por cima, o automóvel é elétrico. Essa é a proposta do protótipo DLR U-Shift, apresentado no início de setembro em uma convenção de tecnologia na Alemanha.
Desenvolvido pelo DLR (Centro Aeroespacial Alemão) em parceria com a Electric Brands, o veículo tem como objetivo principal mesclar sustentabilidade e conveniência.
Nicole Hoffmeister-Kraut, ministra alemã de assuntos econômicos, acredita que a mobilidade do futuro exige modelos mais eficientes, convenientes e sustentáveis. “Novos produtos e modelos de negócio podem surgir a partir de inovações como o protótipo do U-Shift”, disse a política durante o evento.
A ideia do veículo é simples: há uma base que pode ser customizada de diferentes formas, transformando o carro em furgões, vans, picapes e até um modelo de carro conversível, variando sua capacidade máxima entre quatro e sete pessoas.
Por enquanto, o veículo é controlado remotamente. No futuro, a ideia é que ele seja totalmente autônomo. A expectativa é que o modelo chegue ao mercado até 2024.